Migração mais perto de ser concretizada
Daniela Abreu 30/04/2018 20:06 - Atualizado em 02/05/2018 17:21
Nova antena da Rádio Continental
Nova antena da Rádio Continental / Rodrigo Silveira
Em breve, Campos e Macaé contarão com mais uma rádio FM como opção no dial. Em fase final de instalação de equipamentos em Campos e no aguardo dos materiais para montagem de antena e transmissor em Macaé, a rádio Continental e a rádio Jornal Macaé caminham a passos largos, rumo à migração para a Frequência Modulada; 98,3 em Campos e 99,7 em Macaé. Na planície, a torre está sendo montada, em cima da sede da emissora, no mesmo endereço do Parque Gráfico da Folha da Manhã, na rua dos Andradas, no centro da cidade. A informação foi divulgada no blog Ponto de Vista, do diretor financeiro do Grupo Folha, Christiano Abreu Barbosa, hospedado no site Folha 1.
Segundo Christiano, a oportunidade de migração foi disponibilizada, ainda no governo Dilma, a todas as rádios que operam em Amplitude Modulada (AM), desde que com todas as certidões em dia, assim como obrigações empresariais, além do pagamento da outorga, que partindo de R$ 150 mil, varia conforme a cidade e potência da rádio. O diretor financeiro explicou ainda que foi necessário um grande investimento em equipamentos, que são diferentes nos dois modelos.
A migração das rádios foi possível através de decreto em 2014, mas somente após o impeachment teve prosseguimento, já com Gilberto Kassab como ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em janeiro do ano passado foi dada a entrada no projeto, agora liberado, em 31 de março, para a montagem da torre e do transmissor.
Em Macaé, os equipamentos já foram comprados e falta apenas a montagem, por conta do fabricante das peças. Em Campos, o prédio passou por um reforço estrutural para suportar a torre, no ano passado, e está faltando somente a montagem do estúdio, que será readaptado.
Para Christiano, o ouvinte, que já conhece a característica do Grupo Folha em disponibilizar informação de qualidade, será contemplado com a precisão do sinal FM. “Em tudo se buscou o que há de melhor e mais moderno em tecnologia em FM para ter o melhor som possível para os ouvintes. A previsão é que a emissora esteja já em sinal FM no segundo semestre, possivelmente antes das eleições de outubro. Ao longo deste tempo será definida e anunciada a programação da rádio”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS