Prefeito Rafael faz visita técnica a plantio do Tomatec
26/04/2018 21:21 - Atualizado em 30/04/2018 17:05
Supcom
O prefeito Rafael Diniz de Campos recebeu nesta quinta-feira (26) um dos dois criadores do sistema Tomatec, de cultivo de tomates sem agrotóxicos, o técnico Adoildo Melo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ao lado de representantes de vários órgãos e instituições de pesquisa, eles realizaram uma visita técnica à área de plantio pioneiro em Campos com o uso do sistema, na Fazenda Santa Helena, na RJ-158 (Campos-São Fidélis).
— Nesse retorno ao local onde há 10 dias lançamos o Tomatec em Campos, consolidamos a parceria com o pessoal da Embrapa, para levar o programa a outras áreas do município. Ressaltamos a união de forças, com a presença aqui de representantes da Emater-RJ, da Pesagro-RJ, da UFR-RJ, do Fórum Agronorte, para investirmos também em outras culturas, além do tomate — afirmou Rafael Diniz.
O Tomatec é parte do programa “Caravana Campos para Além dos Royalries”, lançado pelo governo Diniz para ir reduzindo a dependência em relação aos recursos dos royalties do petróleo.
O técnico Adoildo Melo fez observações sobre o plantio, afirmando estar emocionado com a acolhida e satisfeito ao ver mais uma região do estado investindo no sistema.
— Eu e o colega José Ronaldo de Macedo iniciamos as pesquisas na década de 1990, na Embrapa Solos, no Jardim Botânico do Rio. Em 2006 conseguimos o registro e hoje o sistema já é utilizado em diversas regiões do país. Aqui no estado, após ser adotado em vários municípios, chega a Campos com o apoio fundamental da prefeitura e dos órgãos ligados à agricultura. Estamos muito confiantes — afirmou Adoildo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS