Dom Luiz Ricci lança livro em Campos
01/05/2018 16:57 - Atualizado em 04/05/2018 15:50
Dom Luiz Ricci falou sobre livro no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Dom Luiz Ricci falou sobre livro no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro / Antônio Filho
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Luiz Antônio Ricci, lançou seu livro “A morte social: mistanásia e bioética”, na noite da última segunda-feira (30), em Campos. O lançamento aconteceu Santuário de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Na mesma noite, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Campos lançou o projeto Comunicação & Sociedade com programação de palestras e debates. O projeto tem a parceria com a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde.
— Foi uma noite em que tivemos a oportunidade de oferecer à sociedade uma palestra que fala da Igreja Católica na defesa da vida e da dignidade humana tão ultrajada nos últimos tempos. E fomos agraciados com a participação de Dom Luiz Antonio Ricci que com sua simplicidade nos ensinou tantas coisas. E temos de agradecer a Dom Roberto Francisco por estar neste momento tão especial para a nossa comunicação diocesana — destacou o padre Maxiliano Barreto, coordenador da Pastoral da Comunicação.
Em seu livro, Dom Luiz Antônio Ricci apresenta o conceito de mistanásia pelo viés da bioética. Segundo o autor, a bioética visa contribuir para a defesa e a promoção da vida humana, sobretudo, a vulnerada e exposta à possibilidade de morte social.
Durante o ano, estão sendo agendadas palestras e conferências com o objetivo de promover um amplo debate de temas voltados aos problemas sociais com o diálogo da igreja católica com a sociedade. O padre Maxiliano Barreto ressaltou o trabalho que está no organograma da comunicação diocesana para uma igreja em saída que debate e ressalta temas que merecem um amplo debate. “A Igreja Católica tem esse papel fundamental de ajudar a formar cidadãos que saibam de seu papel de ajudar a construir uma sociedade que viva a fraternidade, mas ao mesmo tempo em que busque promover um mundo de paz. Hoje, a Igreja Católica vive em diálogo com as religiões e com os diversos seguimentos sociais”, disse o padre.
No mês de junho, entre os dias 10 e 17, acontece a III Semana de Comunicação e Cultura com a participação de Dom Roque Costa para o encerramento com a missa de envio dos comunicadores. Durante a semana acontecem palestras e momentos culturais com apresentações regionais. “Confirmada a participação do pastor Alessandro Rocha da Igreja Batista de Itaipava que vai falar do diálogo inter-religioso. Teremos uma conferencia sobre a cavalhada de Santo Amaro e Frei José Ariovaldo com a conferencia Comunicação Litúrgica”, informou Ricardo Gomes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS