Porto celebra marco e avanço
04/05/2018 10:24 - Atualizado em 07/05/2018 16:46
Porto do Açu
Porto do Açu / Prumo
A Prumo Logística divulgou, nessa quinta-feira (3), duas informações importantes sobre as atividades do Complexo Portuário do Açu. No Terminal Multicargas (Tmult), foi atingida a marca de um milhão de toneladas movimentadas. Já o Porto do Açu assinou contrato com a GNA (Gás Natural Açu), que conta com as empresas Siemens, BP e Prumo Logística como parceiras. O negócio consiste em um contrato de aluguel de área para a construção de termelétricas e de um terminal de regaseificação de GNL.
Em operação desde o segundo semestre de 2016, o terminal alcançou o número de 1 milhão de toneladas movimentadas. O registro foi realizado durante a operação do navio MV Bulk Atacama, o 71º a atracar no Tmult, descarregando 55 mil toneladas de carvão. Para o gerente de Operações da Porto do Açu, Marcelo Patrício, a conquista “consolida o empreendimento como uma plataforma de desenvolvimento de soluções ótimas de infraestrutura portuária e logística”.
Aproveitando o otimismo em relação ao setor de óleo e gás brasileiro no Offshore Technology Conference, que acontece em Houston (EUA), a Prumo também oficializou o contrato com a GNA para a construção de termelétricas que, como a Folha antecipou, começou a ser construída em SJB. A 1ª fase do acordo prevê o aluguel de 805 mil m², pelo período de 23 anos, renováveis por mais 25 anos, para a instalação das duas termelétricas que terão capacidade total de 3GW. Além disso, o acordo também inclui o uso da Molhe Norte do Terminal 2 do Porto do Açu para o desenvolvimento de um terminal de regaseificação de GNL, com capacidade inicial suficiente para atender às demandas de fornecimento de gás natural das usinas termelétricas. A 2ª fase prevê até três termelétricas adicionais, alinhadas com a capacidade de geração de energia licenciada pela GNA, de 6,4GW, e que permite o desenvolvimento de projetos termelétricos adicionais no futuro.
A GNA investirá mais de R$ 7 bilhões no desenvolvimento das duas termelétricas e do terminal de regaseificação (GNL). A 1ª térmica está prevista para iniciar a operação em 2021, e a 2ª em 2023. A negociação entre o Porto do Açu e a GNA começou em 2017, quando a GNA garantiu contratos de fornecimento de energia para a rede energética brasileira. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS