Tomatec segue com expansão
02/05/2018 21:01 - Atualizado em 03/05/2018 16:43
Tomatec
Tomatec / Supcom
O projeto Tomatec — idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) — será ampliado para mais cinco localidades de Campos: Campo de Areia, Marrecas, Três Vendas, Santa Maria e Imbé. A previsão é que as novas áreas sejam instaladas ainda no primeiro semestre. Em abril, a primeira plantação de mudas para produção de tomates sem agrotóxicos foi realizada na Fazenda Santa Helena, na RJ 158 (Campos-São Fidélis), a 15 quilômetros do Centro. O profeto integra as ações da “Caravana Além dos Royalties”.
— A Caravana tem o objetivo de reduzir a dependência do município em relação aos royalties do petróleo, seguindo as diretrizes do governo Rafael Diniz. Com o Tomatec, a intenção é fazer com que as colheitas sejam realizadas em períodos diferentes, para melhor acesso ao mercado — explica Marcel Cardoso, vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e coordenador da “Caravana”.
O pioneiro na utilização do sistema em Campos é o produtor Vando Alves, que plantou mil pés da espécie “italiano” em uma área de 720m², na Fazenda Santa Helena. Ele e os próximos produtores vão receber assistência técnica da própria Embrapa, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR-RJ) e da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-RJ), com interlocução do Fórum AgroNorte e Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucam).
— Além do Tomatec, a “Caravana” tem obtido outros avanços, como o lançamento do Fundecam Agricultura Familiar, com a assinatura de quase 10 contratos de equalização, com o novo modelo da Casa do Empreendedor; acesso ao crédito, com ações de desburocratização para fomentar a abertura de micro e pequenas empresas no município, assim como auxiliar no processo para que elas estejam aptas a atuar como fornecedoras para a Prefeitura, através das Compras Governamentais — disse Marcel. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS