Tratamento de baixo custo atrai
01/05/2018 16:47 - Atualizado em 04/05/2018 15:50
Divulgação
Pesquisadores dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) concluíram que uma pomada à base de própolis é capaz de cicatrizar úlceras e demais ferimentos crônicos e, assim, torna-se uma grande alternativa de tratamento a baixo custo. Os dados integram um estudo piloto, que levou em torno de um ano, desenvolvido por alunos e professores do curso de Enfermagem da instituição.
De acordo com a coordenadora do curso, Aline Marques, a substância foi testada, inicialmente, em dez voluntários que apresentavam úlceras crônicas de diversas origens.
— No entanto, metade dos pacientes abandonou o tratamento, cabendo a nós finalizar a amostra com cinco. E todas essas pessoas que foram até o fim apresentaram cicatrização completa das feridas — explica a docente. Entre os voluntários atendidos pelo grupo estava a senhora H. C. S., de 54 anos. “Nesse tempo que usei a pomada fui percebendo que a aparência das minhas feridas, o que tanto me incomodava, melhorou muito”, diz a paciente.
Realizada no Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético em Campos, a pesquisa teve duas etapas. Na primeira, os alunos passaram por uma capacitação junto com a equipe da unidade de saúde envolvida, enquanto, na segunda, foram realizadas trocas diárias de curativos e acompanhamento de medição e fotografia semanal para avaliar cada processo de cicatrização.
As úlceras crônicas podem estar associadas a diversas etiologias, entre elas o diabetes mellitus, e apresentar graus de comprometimento, a depender do estado geral do paciente e a doença que o acomete.
— Os benefícios da própolis e suas propriedades já são amplamente disseminados no meio científico, em pesquisas cujo foco é o tratamento de feridas. Por isso, tivemos o suporte de vários estudos anteriores, nacionais e internacionais, para a elaboração de nossa proposta — endossa Aline.
Ainda segundo a professora, a fórmula utiliza própolis na concentração de 30% e, também, outras substâncias na composição: álcool, para que possa haver estabilidade, e glicerina, que atua como um hidratante. O estudo também mostrou que a pomada possui um potencial fungicida, pois a equipe à frente da pesquisa observou uma melhora significativa no odor e características fúngicas das feridas.
— Esse foi apenas o piloto, para obter a conclusão de que a substância pode, de fato, ser um importante aliado para o tratamento daqueles que são acometidos pelo problema. A partir de agora, outras pesquisas serão viabilizadas, com ainda mais pacientes, no intuito de evidenciar em que condições as úlceras crônicas efetivamente são cicatrizadas com a terapêutica proposta — completa.
Substância como “poderoso” antisséptico
A própolis é conhecida por isolar o ambiente interno das colmeias, com o intuito de manter a temperatura ideal para as abelhas e impedir a entrada de vento, chuva, além de bactérias, vírus e fungos que podem colocar a vida dos insetos em risco. Por isso, devido a tantos benefícios, desde o Egito antigo a substância já é utilizada também entre os humanos, como um poderoso antisséptico.
Hoje, o consumo mundial da própolis gira em torno de 2,3 mil toneladas por ano, de acordo com levantamento da Market Research Future, sendo que o Brasil é o terceiro maior produtor da resina, ficando atrás apenas da Rússia e da China.
No entanto, especialistas da área de Imunologia recomendam o uso moderado da substância: o uso contínuo e exagerado faz com que o organismo fique tolerante e, assim, ela deixa de agir corretamente. Além disso, também é preciso verificar cuidadosamente a embalagem do extrato ou do spray, a fim de certificar a presença de selo do Ministério da Agricultura. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS