Asilo do Carmo recebe mutirão de limpeza neste sábado
Verônica Nascimento 12/04/2018 15:51 - Atualizado em 12/04/2018 19:05
Asilo do Carmo
Asilo do Carmo / Rodrigo Silveira
Neste sábado (14) tem mais uma ação no Asilo Nossa Senhora do Carmo com um mutirão organizado para a limpeza no entorno do solar e em toda a parte externa, a partir das 8h. Mas o Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan) tem outra boa notícia sobre o asilo: uma verba de R$ 1,5 milhão foi liberada e é esperada para breve a execução da obra emergencial no prédio principal e no anexo, que abriga cerca de 60 idosos. A previsão é que a data da obra seja definida ainda na próxima semana e que seja o passe para que finalmente seja realizada a restauração da casa da Fazenda Grande do Beco, também denominada Fazenda do Engenho Santo Antônio.
A notícia foi dada pelo diretor presidente do Asilo do Carmo, Marcos André Araújo, e confirmada pelo responsável do Escritório Técnico do Iphan na Região do Lagos (que também atende o Norte Fluminense), Laudessir Torquato. A estrutura do solar e do anexo foi comprometida por infestação de cupins.
— Para a obra é necessário usar produtos químicos e o que impede a execução é justamente a retirada dos idosos do local, algo traumático para eles, que já estão acostumados com aquele ambiente. Mas, nos reunimos esta semana com o diretor, fotografamos os prédios e enviamos e relatório à superintendência no Rio, sugerindo que seja montado um hospital de campanha na quadra ou próximo da quadra, para que os idosos permaneçam no Asilo do Carmo. As tendas são grandes, climatizadas e ainda há espaço para uma cozinha. A solicitação será feita às Forças Armadas e acreditamos que não haverá dificuldade para que as providências sejam tomadas. Devemos ter uma resposta na próxima semana — disse Torquato.
O relatório do Escritório Técnico destacou como emergencial a obra de contenção no patrimônio histórico de Campos. "A realização da obra abre caminho para a realização da restauração daquele monumento, que é preciso ser salvo, não só pelo valor histórico, mas pelo trabalho nobre, voltado para os idosos, que lá é desenvolvido", concluiu Torquato.
Mutirão - "Voluntários serão bem recepcionados neste sábado, para o mutirão de limpeza no Asilo do Carmo", destaca o diretor Marcos André Araújo. "Vamos fazer a limpeza de toda a parte externa e reparos necessários. Toda vez que realizamos uma ação como essa, voluntários de diferentes áreas participam e esperamos contar, mais uma vez, com eletricistas, bombeiros hidráulicos e outros profissionais para nos ajudar com consertos também no anexo, onde os idosos residem".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS