Rafael sanciona Viva Ciência para apoiar área tecnológica
10/04/2018 21:28 - Atualizado em 10/04/2018 21:28
Viva Ciência vai oferecer bolsas
Viva Ciência vai oferecer bolsas / Supcom Campos
O Diário Oficial do município trouxe nesta terça-feira (10) a sanção da a Lei nº 8.819, que cria o Viva Ciência — Programa Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia, Inovação, Extensão e Empreendedorismo — por meio do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam). O governo pretende promover o desenvolvimento econômico e social, proporcionando apoio financeiro e institucional a projetos, empreendimentos e programas voltados à inovação tecnológica, capacitação de recursos humanos, realização de estudos técnicos e de pesquisas científicas, trabalhos de extensão e atividades de apoio ao empreendedorismo.
A primeira ação do programa, já nos próximos dias, é a publicação de um edital para seleção de projetos que poderão ser beneficiados com até 30 bolsas de iniciação cientifica, iniciação tecnológica e de extensão, no valor de R$ 400.
— Estamos trazendo pessoas que já debatem questões para a gestão pública, pois o nosso município possui um celeiro de universidades. Trazer a academia para a administração municipal, oferecer a oportunidade para que esses grandes profissionais, formados em nossa cidade, possam estar ao nosso lado construindo um novo futuro para Campos. Esse é um compromisso que assumi e estamos cumprindo. Com o Viva Ciência, os projetos deverão ser voltados para solucionar questões do município e desenvolvidos dentro das universidades instaladas em Campos. A nossa proposta é que o Fundecam faça o financiamento de projetos ligados à inovação tecnológica e empreendedorismo. Mais um passo importante para Campos Além dos Royalties, valorizando a educação e fortalecendo a economia da nossa cidade — disse o prefeito Rafael Diniz.
Um Comitê Técnico, ligado ao Conselho Gestor do Fundecam, vai discutir e propor temas específicos e ações voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico, inovação, extensão e empreendedorismo. Segundo o superintendente de Ciência e Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto, nas próximas iniciativas serão criados instrumentos de apoio para a criação de startups e outras empresas de base tecnológica.
Segundo Romeu e Silva Neto, é possível utilizar a Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do município. Isso está sendo feito por meio de: uma maior aproximação do governo municipal com as universidades, onde soluções para os problemas municipais podem ser encontradas; por meio do incentivo à criação de novas empresas, como startups e empresas de base tecnológica; e por meio do fortalecimento das empresas existentes, onde o município já apoia, via Fundecam, projetos de inovação tecnológica desenvolvidos no âmbito do Sebraetec e da Embrapil. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS