Palestra aborda "Palco e Resistência"
11/04/2018 17:55 - Atualizado em 13/04/2018 14:43
Teatro de Bolso
Teatro de Bolso / Rodrigo Silveira
Nesta sexta-feira (13), o Teatro de Bolso Procópio Ferreira, de Campos, vai completar 50 anos. Mas, a programação especial pelo meio século de existência já está acontecendo desde a semana passada. Nesta quinta (12) à noite, o doutor em sociologia Glauber Matias será a atração principal, apresentando a palestra “Palco e Resistência: A Geração Teatro de Bolso e as suas Lutas por Hegemonia nos Anos 1980”. O evento está marcado para as 20h, com entrada gratuita. Antes, às 19h30, haverá a primeira apresentação do ano do novo Coral Municipal da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Na palestra, Glauber Martins exibirá o material obtido na sua pesquisa de doutorado em sociologia política, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). “É importante demarcar o espaço do Teatro de Bolso como um dos principais fóruns culturais da cidade de Campos. Acho que a sua relevância nos dias de hoje se ressalta por seu valor histórico e por ser um espaço de muita produção, de muita preeminência cultural. Isso faz com que seja um espaço livre e incentivo para que os grupos que produzem ali consigam manter este mesmo vigor, com uma produção independente, que é o que sempre marcou a produção do teatro campista”, comenta.
A pesquisa de Glauber aponta que, nos anos 1980, após a Ditadura Militar, artistas lutaram pela reabertura do TB. “Ele havia sido fechado para que fossem feitas reformas, mas essa era um forma de, na verdade, anular as principais produções do que era chamado de teatro amador, o teatro independente em Campos”, conta o palestrante. Embora sem os mesmos motivos, situação parecida ocorreu recentemente, quando o TB ficou fechado por quase três anos. A reabertura aconteceu no início de 2017, promovida pelo prefeito Rafael Diniz.
Além da palestra e da apresentação do Coral Municipal, também está programada para esta sexta-feira a exibição de um vídeo sobre a trajetória do ator, diretor de teatro e dramaturgo Procópio Ferreira, morto em 1979. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS