Proeis é retomado em escolas de SJB
10/04/2018 20:09 - Atualizado em 11/04/2018 16:55
Proeis é retomado em SJB
Proeis é retomado em SJB / Secom-SJB
São João da Barra retomou, nesta terça-feira (10), o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Viabilizada por meio de convênio entre Prefeitura e Governo do Estado, a iniciativa consiste na atuação de policiais, previamente cadastrados, voluntariamente em seu horário de folga mediante gratificação.
Inicialmente, a atuação será nas escolas municipais Domingos Fernandes da Costa, na sede do município, e Amaro de Souza Paes, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí. Implantado no município na segunda gestão da prefeita Carla Machado (2009/2012), o Proeis foi paralisado pelo governo anterior, em abril de 2014.
— O objetivo é ampliar e melhorar a segurança nas escolas e imediações, coibindo atos ilícitos e aproximando ainda mais a Polícia Militar da comunidade escolar — disse o subsecretário municipal de Ordem Pública, Rodrigo Machado, ao informar que está em análise a expansão do programa para outros locais e até para futuras intervenções juntamente com a secretaria de Ordem Pública, Polícia Rodoviária Federal e 5ª Companhia de Polícia Militar.
— Iniciamos as atividades por essas duas escolas mapeadas pela Ordem Pública através da Ouvidoria e das palestras ministradas pelo Programa Semop Educacional. Os policiais trabalham fardados, armados, equipados e com garantias do Estado, sendo identificados pela utilização de um braçal vermelho — destacou Rodrigo.
A diretora da escola Amaro de Souza Paes, Andréia Gomes, relatou a importância do Proeis para ajudar no crescimento pedagógico e na socialização, e manter a disciplina e ordem dentro da escola. “Além de influenciar diretamente o aluno para um maior rendimento do aprendizado, o programa foi fundamental para criar um convívio harmonioso entre os alunos e policiais, estreitando os laços de amizade, confiança e respeito”, declarou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS