A escolha de profissões cujas habilidades técnicas sejam requisitadas na indústria, no comércio e nas empresas de prestação de serviços pode representar uma proteção para os trabalhadores em períodos de retração da economia. Entre essas ocupações estão as de técnicos em vestuário, biologia, operação e monitoração de computadores, em programação e a de mecânico de manutenção e instalação de aparelhos de refrigeração.
A conclusão é do levantamento inédito feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com base nos dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged). Conforme o estudo, dez ocupações técnicas industriais apresentaram saldo positivo entre as demissões e as contratações nos últimos 12 meses, período em que aumentou o desemprego no país.
Essas ocupações, que somam cerca de 220 mil empregos em todo o país, acumularam saldo positivo de 3.273 vagas, de julho de 2014 a junho de 2015.
Fonte: Senai, Caged



