Anvisa encerra pedido de uso emergencial da Covaxin
- Atualizado em 24/07/2021 18:00
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu encerrar o processo sobre o pedido de uso emergencial da vacina indiana Covaxin. O anúncio foi feito neste sábado (24). A decisão é diretoria colegiada da agência por unanimidade. Com isso, o mérito do processo – ou seja, a possibilidade de autorizar o uso emergencial das doses – não será mais avaliado.
A decisão foi tomada um dia após o laboratório indiano Bharat Biotech, que desenvolveu a vacina, anunciar a ruptura do memorando de entendimento que havia sido firmado com a empresa brasileira Precisa Medicamentos. A Precisa atuava na intermediação do contrato de compra da Covaxin pelo Ministério da Saúde. A CPI da Covid investiga uma série de supostas irregularidades nessa triangulação.

De acordo com material divulgado pela Anvisa, a ruptura deste acordo fez com que a Covaxin ficasse sem representante nacional. Como o pedido de uso emergencial foi protocolado pela Precisa, na prática, o fim da representação formal prejudicou o avanço dos papéis.
Na CPI - A compra da vacina Covaxin vem movimentando da CPI da Covid, no Congresso. Já resultou, inclusive, na exoneração do diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias. Ele é suspeito de ter pedido propina de US$ 1 por dose de vacina em troca da assinatura de um contrato. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS