Antônio Filho lança livro em comemoração aos 40 anos da TV em Campos
- Atualizado em 19/07/2021 18:36
Campos viveu um momento especial em 16 de julho de 1981, com a inauguração da TV Norte Fluminense, retransmissora do sinal da TV Globo. Para registrar a passagem de quatro décadas desse acontecimento, que mudou o universo da comunicação no Norte Fluminense, o jornalista e escritor Antônio Filho, de 35 anos, acaba de lançar o livro “Telejornalismo Campista – 40 anos de história da TV aberta em Campos dos Goytacazes”, pela editora Autografia. A obra, que tem 102 páginas, poderá ser adquirida diretamente com o autor, por meio de contato via seus perfis no Facebook e Instagram (@antoniofilhotv).
— Este é o meu segundo livro, dando sequência ao trabalho de “Telejornalismo Campista – A História da TV Aberta em Campos dos Goytacazes”, lançado em 2015. Na nova versão, depois de seis meses de trabalho, atualizei dados sobre mudanças recentes e busquei novas informações sobre histórias de emissoras extintas, ampliando o conteúdo da obra, que foi totalmente refeito — explica Antônio Filho.
Com prefácio do jornalista Giannino Sossai,  responsável pela criação do departamento de jornalismo da TV Norte, o livro revela importantes mudanças que, nos últimos 40 anos, deram novos rumos aos canais locais. Os avanços tecnológicos também estão documentados, com destaque para a chegada do sinal digital, em 2011, através da Inter TV Planície, que integra o Grupo Folha de Comunicação e completa sua primeira década no mês de novembro. Outro importante registro, em um dos capítulos, conta detalhes do desligamento dos canais analógicos, ocorrido em dezembro de 2018.
— Televisão é algo mágico e, através do telejornalismo local, Campos passou a se reconhecer na tela. Nessas quatro décadas, muitos profissionais ajudaram a escrever essa história, a exemplo do saudoso Manoel Peçanha, grande apresentador de telejornais, que faleceu em 2006, depois de 25 anos de uma brilhante carreira em nossa TV. Como forma de homenagem, ele e alguns desses homens e mulheres estão presentes na obra, representando todos os apresentadores, repórteres, cinegrafistas, editores e técnicos das emissoras locais — comenta o autor.
Reconhecimento — Menino que sonhava em trabalhar na TV desde a infância, Antônio Filho está no ar desde 2004 em canais de TV por assinatura, sendo atualmente apresentador da Plena TV, do Grupo Folha. Em 2007, quando se formou em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense (Uniflu), iniciou a pesquisa sobre a TV local, que resultou no primeiro livro. A primeira edição de “Telejornalismo Campista” vendeu mais de 700 exemplares, e seu conteúdo passou a ser referência para pesquisas, principalmente de estudantes na área da Comunicação. Com o sucesso da obra, Antônio ganhou honrarias como a Medalha Cidade de Campos, concedida pela Câmara de Vereadores, em 2019, entre outras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS