Prefeitura de Campos lança programa de gestão cultural nesta quarta
Matheus Berriel 13/07/2021 19:16 - Atualizado em 14/07/2021 09:46
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) lança nesta quarta-feira (19) o programa “Culture, Campos - com horizonte!”, em evento marcado para as 19h, no Teatro Municipal Trianon, restrito a convidados. Trata-se do programa de gestão cultural da Prefeitura de Campos até 2024, feito tomando como base o recém-aprovado Plano Municipal de Cultura, que tem validade até 2031, e as propostas de governo do prefeito Wladimir Garotinho (PSD) durante a campanha eleitoral no final de 2020.
Segundo a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, também foram levadas em consideração na montagem do “Culture, Campos - com horizonte!” solicitações de representantes da sociedade, especialmente produtores culturais.
— Desejamos que o nosso olhar possa iluminar essa nossa história escrita a tantas mãos, nascida em tantos corações, fruto dos sonhos que alimentamos a cada nova manhã que nascia — declarou Auxiliadora, que também é a atual presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam).
No programa a ser lançado nesta quarta, há sete eixos temáticos voltados a diferentes segmentos. São eles: Cultura em Movimento; Memória Ativa Cultural; Siminino, Siminina na Ciranda Cultural; Gestão Cultural; Programa de Formação em Cultura, Saberes Culturais; Campos Cultural, Fazeres Culturais; e Campos Com Vida.
— Reunimos toda uma construção coletiva para dar luz à cultura da forma como a gente pensa, que é uma cultura estruturada, que vem estruturando a política cultural do município. Neste sentido, a gente está apresentando agora para a sociedade, para os fazedores de cultura, para o próprio governante e o secretariado, como para a imprensa, o que nós estamos pensando na cultura para estes quatro anos — disse a diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu.
— Esse programa tem por foco atender o que preceitua a Constituição Brasileira de 1988, especialmente em seus artigos 215 e 216-A, que determinam caber ao Estado a garantia a todos do “pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional”, assim como o apoio e incentivo à “valorização e a difusão das manifestações culturais” — , complementa Kátia, que é a primeira e atual presidente do Fórum Regional de Cultura do Norte Fluminense.
Um dos destaques do programa “Culture, Campos - com horizonte!” é o eixo Memória Ativa Cultural. Atualmente, a história e cultura são temas em voga na planície goitacá devido à polêmica sobre a falta de preservação do Mercado Municipal, desde 2013 tombado pelo Coppam. Foi retomada pela Prefeitura, no final de junho, a obra do novo Shopping Popular Michel Haddad (camelódromo) no entorno do Mercado. Na semana passada, Auxiliadora Freitas informou à Folha que o tema será tratado nas próximas reuniões do Coppam, que autorizou a obra em 2014, com sete votos favoráveis e quatro contrários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS