Em Campos, 950 pessoas não retornaram para a 2ª dose da vacina contra Covid-19
21/07/2021 10:37 - Atualizado em 21/07/2021 11:47
Novecentas e cinquenta pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em Campos ainda não retornaram aos postos de imunização para completar o ciclo vacinal. No município, 224.576 pessoas já tomaram a primeira dose dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, 90.199 receberam a segunda dose e 10.484 foram imunizados com a vacina da Janssem, de dose única, totalizando 325.259 doses aplicadas em Campos desde janeiro. Na semana passada, a vacinação chegou à faixa etária dos 34 anos, mas nesta quarta-feira (21) será destinada somente a quem já recebeu a primeira dose da AstraZeneca até 10 de maio ou da CoronaVac, além de gestantes e puérperas. A retomada da vacinação por faixa etária está condicionada à chegada de novas doses.
De acordo com a Prefeitura de Campos, a maioria dessas pessoas que não tomaram a segunda dose foi imunizada com a Coronavac e já ultrapassou o prazo de 28 dias para completar o ciclo vacinal. Há, ainda, pessoas que tomaram o imunizante Astrazeneca e já extrapolaram o intervalo de 12 semanas. Os vacinados com a vacina da Pfizer não fazem parte desse número, porque ainda não ultrapassaram o limite do intervalo para receber a segunda dose do imunizante.
“Dentro desses 950 temos algumas situações, como munícipes que podem ter se vacinado em outro município, os que faleceram e também as gestantes que tomaram a Astrazeneca e, posteriormente, tiveram a segunda dose suspensa. Então, o número real de pessoas que não quiseram tomar a segunda dose, seja de Coronavac ou Astrazeneca é muito menor”.
A Prefeitura afirma que todas as vacinas estão disponíveis na rede e quem ainda não tomou a segunda dose deve se dirigir a um dos postos de vacinação. No caso da Coronavac, a aplicação da segunda dose é feita na secretaria municipal de Saúde.
Boletim —  Até essa terça-feira (20), Campos registrou 36.894 casos confirmados da Covid-19, com 1.457 óbitos em decorrência da doença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS