Ciclistas reclamam dos riscos no trajeto entre Goitacazes e Donana, na RJ 216
Ciclistas têm reclamado da falta de infraestrutura na RJ 216 (Campos - Farol), que gera riscos principalmente no trajeto entre Goitacazes e Donana, na Baixada Campista. Segundo os relatos, o perigo inclui o fluxo de veículos e caminhões em alta velocidade, acostamentos irregulares, além de faltar ciclovias ou ciclofaixas.
O vendedor Thiers de Freitas, morador de Goitacazes, ressaltou que um buraco às margens da rodovia estadual é uma verdadeira “armadilha”.
O vendedor Thiers de Freitas, morador de Goitacazes, ressaltou que um buraco às margens da rodovia estadual é uma verdadeira “armadilha”.
“São essas condições que passamos nesse trajeto. É muito ruim essa questão de diversos buracos que podem avariar nossas bicicletas, como as rodas e pneus estourados. Os acidentes acontecem com frequência e, por sorte, ninguém se machucou com gravidade, pelo menos até onde acompanhei e pude ver. Falta acostamento, uma ciclofaixa. Desta forma, com tantos obstáculos, o ciclista tem que entrar no meio da pista ao desviar”, disse.
O pedreiro Jocimar Manhães, também morador de Goitacazes, disse que faz o percurso há mais de 20 anos e que os problemas não são atuais. “São muitos os perigos neste trecho entre Goitacazes e Donana. Eu, que passo por aqui há cerca de 20 anos, posso afirmar que este trecho precisa de melhorias urgentemente”, denunciou Jocimar.
Caroline Peçanha, moradora de Donana, também reclamou. “Já sofremos sem um espaço adequado para realizar o nosso trajeto de bicicleta. Ainda posso comentar que, além disso, falta educação no trânsito e ainda temos que dividir o espaço com o trânsito pesado”, comentou a ciclista.
Em nota, o Departamento de Estrada de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou que equipes técnicas serão enviadas para realizar uma vistoria e avaliar as intervenções necessárias no pavimento do trecho de pista simples.