Maria Laura Gomes
- Atualizado em 06/09/2025 09:19
Fotos: Rodrigo Silveira
Antes mesmo da primavera dar as caras oficialmente, os ipês já transformam a cidade de Campos em um cenário mais colorido e poético. Um dos pontos que mais chamam a atenção é a Beira-Valão, onde árvores floridas enchem os olhos de quem passa e tornam a paisagem um convite à contemplação.
A analista de crédito e estudante de Jornalismo, Pollyanna Paes, de 24 anos, diz que faz questão de marcar em seu calendário a chegada da nova estação. “Eu sempre celebro a chegada da primavera, todo ano anoto no meu calendário 'Hello, Spring!' no dia 22 de setembro, dia que eu guardo de cor, mas sempre confiro antes, porque já ouvi dizer que pode ser dia 23. Acho que a primavera traz a luz que os dias de inverno nos roubam, traz o cantar dos pássaros, o florescer das árvores. Parafraseando Cecília Meireles, é preciso aprender com as primaveras a deixar-se cortar e a voltar sempre inteira”, afirmou.
Ela também vê no florescer dos ipês um motivo para desacelerar. “Contemplar os ipês é uma reafirmação de que a vida pode ser bonita, na sua miudeza, sabe? Que a gente ainda pode ser capaz de ver uma árvore florir e permitir que sejamos encantados por ela. E é por isso que vale a pena salvar o instante: se demorar no observar, tirar uma foto, escrever um poema ou até arrancar uma flor para presentear”, finalizou.
Já a costureira Glória Luna, de 79 anos, moradora de Goitacazes, compartilha o orgulho de cultivar sua própria árvore. “Eu adoro a natureza. Na Beira-Valão está uma coisa muito linda, tem muitos ipês. Tem seis anos que coloquei uma muda aqui no meu quintal e, dois anos depois, começou a dar. Este ano floresceu muito bonito”, contou.
Fotos: Rodrigo Silveira
Para o estudante de história, Fernando Martins, de 22 anos, os ipês carregam também uma memória afetiva. “Quando vejo a cidade tomada por flores amarelas, lembro da minha infância, quando brincava debaixo dessas árvores. É como se os ipês nos lembrassem que a vida passa, mas sempre há um tempo de renovação. A primavera traz esse respiro”, finalizou o estudante.
A estação mais florida do ano começa oficialmente no dia 22 de setembro, mas os ipês já antecipam a celebração da natureza e da beleza no coração dos campistas.