Covid-19: Mais dois óbitos e Campos chega a 1.830 mortos
Dora Paula Paes 20/05/2022 20:37 - Atualizado em 20/05/2022 20:37
  • Alunos de escola municipal realizando teste Covid

    Alunos de escola municipal realizando teste Covid

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta sexta-feira (20), mais um Boletim Coronavírus. Conforme dados da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), colhidos junto aos cemitérios, dois óbitos registrados entre os dias 6 e 7 deste mês foram confirmados para Covid-19 após investigação da Subpav. Desde o início da pandemia, em 2020, 1.830 campistas perderam a vida para o vírus. Com aumento de casos, duas escolas em Campos chegaram a fechar essa semana: a João Barcelos Martins e a Escola Municipal Dr. Luís Sobral.

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) também mostra que, entre 1º e 18 de maio, 60 dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro (dois terços das cidades) não registraram óbitos por Covid-19. Dos 287 óbitos contabilizados este mês nos demais municípios, apenas 15 ocorreram em maio de 2022, ou seja, 5%. Os municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana não estão entre os 60 sem óbitos.

- Esse cenário é consequência da vacinação no estado do Rio de Janeiro, que já atingiu 84% de toda a população fluminense com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda doses. O Mapa de Risco para Covid-19 que será publicado amanhã mostra que o número de óbitos caiu. Mas a população com 60 anos ou mais precisa retornar aos postos - diz o secretário de estado de saúde, Alexandre Chieppe.
Vacina no fim de semana - A vacinação noturna contra a Covid-19 segue de forma ininterrupta. No sábado (21) e no domingo (22), a imunização acontece das 18h às 22h, porém, após às 20h, não havendo frasco aberto, a aplicação será realizada a cada grupo de 5 pessoas. Os locais podem ser conferidos no site da Prefeitura.

Escolas - Cerca de 100 pessoas foram testadas contra covid-19 na Escola Municipal Dr. Luís Sobral, no Jardim Carioca, na quarta-feira (18). Todos os casos deram negativo para a presença do coronavírus. O serviço de testagem itinerante tem ajudado a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia a evitar a propagação do coronavírus no ambiente escolar. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o serviço contemplou os alunos autorizados pelos responsáveis e, ainda, funcionários da unidade.

“A Prefeitura também vai promover a testagem na Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, ligada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), na segunda-feira (23), para profissionais e alunos, das 9h30 às 14h. A unidade também registrou casos de infecção de estudantes e servidores. A Testagem Itinerante começou no dia 16 de março e, até agora, já foram testados cerca de 2 mil pessoas, entre alunos e profissionais, em um total de 15 unidades escolares”, afirmou o coordenador do PSE, João Oliveira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS