Barbeiro voluntário sorteia corte de cabelo para doadores de sangue
19/05/2022 20:49 - Atualizado em 19/05/2022 20:55
Em ato voluntário, o barbeiro Gabriel Souza Pedra, proprietário da Barbearia Bom Trato, vai oferecer cinco cortes de cabelo por dia para os que realizarem doações de sangue entre os dias 23 e 25/05, no Hemocentro Regional de Campos. O sorteio será realizado na unidade e cada ganhador vai receber o voucher para que possa se dirigir até o estabelecimento, localizada na Rua Nelson Neves, n° 27, no Parque Jardim Carioca, das 9h às 19h.

Para a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros, ações voluntárias como a do Gabriel incentivam e ajudam a repor os estoques, que normalmente ficam abaixo do necessário. “Estamos sempre precisando de sangue, porque a demanda é grande, muitas pessoas ficam esperando o sangue chegar. Na mesma proporção que recebemos, também distribuímos para todas as unidades que atendemos. Esse ato partiu do próprio Gabriel e foi muito bem-vindo.” relatou.

O que motivou o Gabriel a fazer esse ato voluntário foi o pai que está internado no Hospital Geral de Guarus (HGG), após ter uma insuficiência renal crônica e precisar de doação de sangue. “Estou realizando essa ação em forma de agradecimento às pessoas que doaram sangue e, assim, quero incentivar à população a doar também. Assim como o meu pai precisa, outras pessoas também estão precisando. Doar salva vidas.”, declarou.

O Hemocentro é anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. Para agendamento e dúvidas entrar em contato através do (22) 981752599 ou por e-mail: [email protected]. A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 65 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS