Campos volta para fase amarela e aula presencial só para maiores de 12 anos
Dora Paula Paes 31/01/2022 10:30 - Atualizado em 01/02/2022 08:49
Campos dos Goytacazes
Campos dos Goytacazes / Rodrigo Silveira
O município de Campos regrediu para fase amarela do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais, devido ao aumento de casos de Covid-19. Com isso, novas medidas restritivas serão impostas na cidade. Uma delas afeta a volta às aulas a partir de 7 de fevereiro em Campos, que será presencial somente para alunos acima de 12 anos e os menores em ensino remoto. Já a partir do dia 7 de março será feito retorno para todos os alunos. Outra medida restritiva tomada foi a suspensão de shows em Farol de São Thomé e Lagoa de Cima, e do Carnaval. As orientações foram apresentadas em reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19, realizada nesta segunda-feira (31). Em janeiro, foram 21 óbitos no município e a vacinação das crianças se faz necessária, segundo informou o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, por ser o grupo vulnerável e mais exposto.
Ao final da reunião, ainda ficou acertado o retorno das crianças de 0 a 5 anos às creches, que será de  acordo com as escolas e pais e dentro das normas sanitárias exigidas. A Saúde, também atendendo a um pedido da área de Educação, sinaliza que pretende priorizar a vacinação das crianças de 11 anos no grupo de imunização contra o coronavírus.
A Saúde de Campos ainda acatou a sugestão do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), pela permissão do retorno das crianças de 0 a 5 anos às creches, já que esse grupo não tem previsão de quando será incluído no grupo que vai receber a vacina. De acordo com Hirano, esse retorno deverá ser possível, através de entendimento entre as escolas e pais e dentro das normas sanitárias exigidas. A Saúde, também atendendo a um pedido da área de Educação, sinaliza que pretende priorizar a vacinação das crianças de 11 anos no grupo de imunização contra o coronavírus.
Dentro das sugestões da área técnica da Saúde, que foram apresentadas na reunião para o novo decreto, está a suspensão de shows e do Carnaval, além da redução da capacidade de eventos em locais fechados. Por outro lado, fica a sugestão de atividades culturais e esportivas durante o dia dentro de regras sanitárias, com cobrança do cartão de vacinação e uso de máscaras.  
"O município de Campos ainda tem 25 mil pessoas sem a primeira dose da vacina. Mas, nossa atenção está voltada para a importância da vacinação das crianças, as mais suscetíveis no momento", disse o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), de Campos, Charbell Kury. Ele explica, que esse período de feveiro a março para o retorno de todas as crianças às salas de aula é entendido como uma transição para que mais crianças sejam vacinadas no município. 
Segundo Charbell, o município acompanha cinco casos de crianças internadas. Quanto aos óbitos, em janeiro deste ano, foram 10 de pessoas com mais de 80 anos, seis de pessoas entre 70 e 79 anos e cinco mortes de pacientes com idade inferior a 70 anos.
Ministério Público - A promotora Maristela Naurath, da Promotoria da Tutela Coletiva da Saúde, que participou da reunião, informou que se o Ministério da Saúde incluiu a vacinação das crianças no Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacinação se torna obrigatória. Segundo ela, na área da Saúde, quem não vacinar seus filhos poderá responder pela omissão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS