Casos de Covid-19 aumentam e falta teste para diagnóstico
Joseli Matias 19/01/2022 19:30 - Atualizado em 20/01/2022 15:54
Testes de Covid-19
Testes de Covid-19 / Divulgação
O município de Campos vem registrando aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas três semanas, após não registrar novos casos por 15 dias. E o comportamento da doença já tem reflexo nas internações e na demanda por exames para confirmação do diagnóstico, levando à falta de testes nos laboratórios. Esse é o caso do Laboratório Plínio Bacelar, que registrou um aumento de até 300% na procura por exames em janeiro, dos quais 70% tiveram resultado positivo. Na rede pública de Campos, segundo a secretaria municipal de Saúde, a taxa diária de positividade está entre 45% e 50%. De acordo com boletim divulgado pela Prefeitura na sexta-feira (14), o município já registrou 52.929 casos de Covid-19 e 1.724 óbitos desde o início da pandemia.
De acordo com o diretor do Plínio Bacelar, Carlos Bacelar, o laboratório chega a fazer atualmente 150 testes PCR para Covid-19 por dia e o resultado, que antes saía em até quatro horas, hoje demora cerca de 48 horas, porque as amostras precisam ser enviadas para um laboratório parceiro no Rio de Janeiro, devido à falta de insumos, que são importados.
— Estamos tendo um movimento absurdo, muito maior que no início da pandemia. E estamos encontrando dificuldades para adquirir os testes, porque os fornecedores não estão dando conta de atender. Eles prometem, mas não dão prazo. E esse desabastecimento é geral, em todo o Brasil. Estamos sem testes de antígeno desde segunda-feira e de PCR desde a quinta-feira passada — ressaltou Bacelar.
De acordo com ele, o aumento no número de casos de Covid-19 tem comprometido até mesmo o funcionamento do laboratório, devido à falta de contingente. “Precisamos fechar a nossa unidade do Jardim São Benedito, porque 60% funcionários foram contaminados pela doença”, afirmou o diretor do laboratório, informando, ainda, que seis casos de coinfecção pelo coronavírus e Influenza foram diagnosticados pelo Plínio Bacelar e notificados à secretaria municipal de Saúde.
Para atendimento na rede pública, a secretaria municipal de Saúde informou que há estoque satisfatório de testes de antígeno e sorológico e, inclusive, até o momento, não registrou nenhuma dificuldade em retirar esses testes junto à secretaria de Estado de Saúde (SES) ou, quando necessário, comprar. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS