Rio Paraíba chega a 10,87m e ruas começam a ficar alagadas em Campos
Mário Sérgio Junior 12/01/2022 08:00 - Atualizado em 12/01/2022 09:54
  • População ribeirinha em Campos deixa suas casas

    População ribeirinha em Campos deixa suas casas

  • Rio Paraíba continua subindo em Campos

    Rio Paraíba continua subindo em Campos

O rio Paraíba do Sul, em Campos, chegou a 10,87m no início da manhã desta quarta-feira (12) e algumas ruas, como a avenida Francisco Lamego, no Parque Vicente Dias, amanheceram alagadas. A última medição foi feita pela Defesa Civil, às 7h15. Entre a noite de terça (11) e manhã desta quarta, o nível subiu 41 centímetros. O rio ultrapassou sua cota de transbordo, de 10,40m, na tarde dessa terça e a Prefeitura de Campos tem desenvolvido várias ações para minimizar os impactos da cheia.
Por volta das 6h40 desta quarta, o alagamento provocado pela água do rio na avenida Francisco Lamego se concentrava próximo à subida da ponte Saturnino de Brito, no lado de Guarus.
Na noite dessa terça, o prefeito Wladimir Garotinho se reuniu com o Gabinete de Gerenciamento de Crise para adoção de medidas, visando a avaliação e o enfrentamento do desastre de inundação no âmbito do município.
Diante do cenário, o prefeito estabeleceu que agentes da Defesa Civil, junto com diretores regionais e agentes de Desenvolvimento Local da secretaria de Governo, irão monitorar 24 horas, em esquema de prontidão, os pontos mais críticos do município, passando informações em tempo real para que o Gabinete aponte as medidas a serem adotadas de forma emergencial em cada uma das situações.

Coletiva - Às 8h30 desta quarta-feira (12), o prefeito, acompanhado dos secretários de Defesa Civil e Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, concederá entrevista coletiva à imprensa para atualizar todos os dados referentes ao Paraíba, os trabalhos realizados e à assistência que vem sendo prestada à população. A coletiva acontecerá no auditório da Prefeitura.
Famílias afetadas - Até a noite dessa terça, Campos contabilizava 17 famílias desalojadas e sete desabrigadas. As assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social conversaram com as pessoas e fizeram cadastros de famílias que foram para casa de parentes ou encaminhadas para o acolhimento montado no Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária, próximo às comunidades.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS