Avanço da Covid volta a assustar
08/01/2022 08:13 - Atualizado em 10/01/2022 09:51
Secretaria de Saúde de Campos
Secretaria de Saúde de Campos / Divulgação
Após as festividades de fim de ano, a evolução da Covid-19, que se agrava com a circulação da nova variante Ômicron, voltou a ser motivo de preocupação. Nessa semana, o Brasil confirmou a primeira morte em decorrência da Ômicron, que tem alto grau de transmissibilidade. Além disso, casos de infecção cruzada pelo coronavírus e Influenza, conhecida como Flurona, começaram a ser registradas em municípios da região, como em Campos, Macaé e São João da Barra. O município sanjoanense, inclusive, voltou a registrar casos de Covid após um mês. Autoridades em saúde alertam a população para redobrarem os cuidados preventivos. No entanto, a prefeita de SJB, Carla Machado (PP), revelou que ainda não tomou nenhuma dose.
Nesta semana, Campos registrou 220 casos de Covid-19 e um óbito. Desde o início da pandemia foram 52.698 testes positivos e 1.772 mortes. Já em relação à vacinação, 385.772 pessoas receberam a 1ª dose da vacina contra Covid; 335.206, a 2ª; e 88.619, a dose de reforço.
Desde quarta-feira (05), a secretaria de Saúde de Campos tem acompanhado quatro casos de infecção cruzada pelos vírus da Covid-19 e da Influenza. Em entrevista ao programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3, na quinta-feira (06), o secretário de Saúde, Paulo Hirano, afirmou, inclusive, que uma colega da rede municipal testou positivo para os dois vírus, mas ainda não há confirmação do sequenciamento genético, para afirmar que se trata das variantes Ômicron (da Covid) ou H3N2 (Influenza). Dos quatro casos, apenas uma pessoa precisou ser internada, mas recebeu alta nessa sexta.
Hirano defendeu a adoção de medidas de proteção individual, como uso de máscara e álcool em gel, mas não descarta a possibilidade de adoção de medidas mais restritivas, como a já adotada pelo município, que cancelou o Carnaval de rua. Segundo o secretário, até mesmo os shows de verão podem ser cancelados, caso o cenário epidemiológico aponte para essa necessidade, o que não é a situação atual.
Em Macaé, a secretaria de Saúde monitora o quadro de uma paciente internada no Hospital Público da cidade desde 31 de dezembro. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Macaé, Lisa Chagas, a paciente foi submetida a um exame chamado “Painel Respiratório”, cujo resultado constatou também outros dois tipos de vírus e foi encaminhado à secretaria estadual de Saúde. “Quem pertence a grupos de risco precisa ter um cuidado ainda maior quanto à exposição ao vírus, tanto da Covid-19 quanto da Gripe influenza. É preciso evitar ambientes com aglomeração, manter o uso da máscara e higienizar as mãos”, explica Lisa.
Brasil registra 1ª morte por variante Ômicron
A primeira morte pela variante Ômicron no Brasil foi registrada, nessa quinta, em Aparecida de Goiânia, em Goiás. A prefeitura da cidade informou que a vítima foi um homem de 68 anos com comorbidades, doença pulmonar crônica e hipertensão arterial. Ele tinha sido vacinado com três doses de imunizante contra Covid-19. A confirmação foi realizada pelo programa de sequenciamento genômico do município.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia identificou 55 casos da Ômicron na cidade. Segundo a administração municipal, o nível de prevalência da variante já é responsável por 93,5% dos casos.
Os primeiros casos da variante foram registrados em 12 de dezembro. A prefeitura informou que a Ômicron chegou a uma situação de transmissão comunitária há dez dias, no município. “Perdemos um paciente vacinado, mas que tinha problemas crônicos de saúde, que são importantes fatores de risco da Covid-19. Infelizmente, ele não resistiu. Uma vida perdida em meio a milhares salvas pela imunização”, afirmou o secretário de saúde do município, Alessandro Magalhães.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS