Casa Afroraiz, em Campos, realiza cineclube aberto ao público com sessões às sextas-feiras
Matheus Berriel 03/07/2025 12:04 - Atualizado em 03/07/2025 12:59
Entrada e distribuição de pipoca e suco são gratuitas
Entrada e distribuição de pipoca e suco são gratuitas / Foto: Divulgação
Se historicamente Campos perdeu a maior parte das suas salas de cinema, por outro lado, a organização de cineclubes mantém-se como uma prática habitual na cidade. O Cineclube Goitacá, o Cine Darcy e o Cine Marighella são exemplos de cineclubes ativos, com bom número de frequentadores. Até agosto deste ano, a lista estará reforçada pelo Cine Afroraiz, realizado na Casa Afroraiz, no Parque Corrientes, com chancela da Lei Paulo Gustavo.
Voltado a evidenciar o protagonismo de pessoas negras, o projeto estreou no dia 13 de março. Desde então, já foram exibidos 16 filmes, sempre com debates ao final das sessões. O 17º será o documentário "Black Barbie" (2023), sobre a história da primeira Barbie negra e o papel crucial de três pioneiras da Mattel na criação de uma boneca que se parecesse com elas. Com roteiro e direção de Lagueria Davis, a obra tem uma hora e 40 minutos de duração, e será exibida nesta sexta-feira (4), às 18h. Entrada, pipoca e suco são gratuitos.
Fundada no Parque Leopoldina em 2022, a Casa Afroraiz foi transferida para o número 138 da Rua Álvaro de Azevedo Barcelos, no Parque Corrientes, no início de 2024. No espaço são realizadas atividades culturais, como exposições, espetáculos teatrais, shows, karaokê aberto, cinedebates, noites de jogos, rodas de conversa, feiras de literatura, entre outras. O Cine Afroraiz acontece todas as sexta-feiras, até 8 de agosto, com entrada gratuita, além de distribuição de pipoca e suco. A programação de cada mês pode ser conferida no perfil de Instagram @cineafroraiz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS