Codemca assume área do Shopping Estrada e obra de revitalização é prevista para agosto
Júlia Alves 03/07/2025 12:46 - Atualizado em 03/07/2025 16:31
Shopping Estrada sofre com falta de reforma (Foto: Genilson Pessanha)
Shopping Estrada sofre com falta de reforma (Foto: Genilson Pessanha)
Em decreto publicado no Diário Oficial dessa quarta-feira (2), a Prefeitura de Campos passa a assumir a administração do Shopping Estrada, determinando a reintegração dos imóveis e das áreas integrantes do complexo, que fica localizado na Avenida Nilo Peçanha. A administração será responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). Em nota, a Prefeitura informou que a Codemca iniciou um processo de reorganização do local e que o início das obras de revitalização do espaço está previsto para agosto.
Durante três décadas, a gestão do shopping era da Associação dos Lojistas do Shopping Estrada (Alse). O término da concessão estava previsto para o dia 28 de março deste ano, conforme estabelecido no Decreto nº 26/1996. Após o prazo, não houve renovação ou prorrogação da permissão. Segundo o decreto publicado nessa quarta, era de interesse da prefeitura assumir a gestão dos imóveis e áreas para "fins de readequação urbanística e social".
Ainda de acordo com o decreto, a Alse e os demais permissionários devem comparecer à sede da Codemca no prazo de 15 dias úteis, contados da data de publicação, para fins de formalização da nova permissão de uso.
A companhia será responsável ainda pela exploração dos imóveis e áreas do complexo, realização de vistoria técnica, fiscalização do cumprimento do decreto e adoção das medidas administrativas necessárias à desocupação total ou parcial, conforme o interesse público.
Segundo a nota da Prefeitura, a Administração Pública está cumprindo integralmente o contrato de possessão, que estabeleceu o prazo de exploração do espaço por 30 anos. "Com a integração do patrimônio — incluindo o Shopping Estrada — a Companhia responsável iniciou um processo de reorganização do local. A primeira etapa foi dedicada à correção de problemas estruturais existentes. Agora, o foco se volta para o fortalecimento da atividade comercial, com a elaboração de projetos voltados à atração de novos investidores e ao desenvolvimento do espaço como polo de negócios. O próximo passo será o início das obras de revitalização do Shopping Estrada, um marco esperado pela população. A expectativa é que, já no mês de agosto, seja entregue a ordem de serviço à empresa vencedora da licitação, dando início oficial às obras no local", diz a nota.
O abandono do Shopping Estrada, principal rodoviária da cidade para viagens intermunicipais e interestaduais, tem sido alvo de constantes reclamações. Entre as queixas feitas por comerciantes da rodoviária, a principal é em relação aos alagamentos devido à má condição dos telhados, o que deixa vendedores sem saber o que fazer quando chove, além da estrutura precária e falta de limpeza dos banheiros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS