Wladimir anuncia recurso para novo Centro de Hemodiálise em Campos
11/02/2022 20:08 - Atualizado em 11/02/2022 21:36
A implantação de um novo Centro de Hemodiálise no município de Campos, com o objetivo ofertar tratamento com mais comodidade para pacientes renais crônicos e que atualmente são atendidos em Itaperuna, está próximo de virar realidade. A informação foi confirmada pelo prefeito Wladimir Garotinho, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, que garantiu a liberação de recurso financeiro para aberturas de novas cadeiras na cidade. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (11), na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Rio.
Ao fazer o anúncio, Wladimir disse que o deslocamento dos pacientes renais crônicos para o município vizinho é muito desgastante. “Existe uma possibilidade de habilitar e credenciar a Santa Casa de Misericórdia de Campos para novas cadeiras para que esses pacientes tenham um atendimento digno”, disse o prefeito, que agradeceu ao secretário a disponibilidade em solucionar um problema crônico, que se arrasta há anos no município.
“O prefeito tem o comprometimento da Secretaria de Estado de Saúde no financiamento, inclusive antecipado. Não iremos nem esperar a habilitação do Ministério da Saúde. Tendo lá o alvará da Vigilância Sanitária, a gente vai automaticamente liberar para que as pessoas tenham mais dignidade, pois a doença renal crônica já consome muita as pessoas. Tem meu total apoio”, garantiu Chieppe.
O cofinanciamento da Secretaria de Estado permitirá a implantação de 30 novas cadeiras de hemodiálise, com capacidade para 180 novas vagas para o município e Estado.
Ao assumir o governo em 2021, a atual gestão encontrou 47 pacientes internados e um total de 63 em fila aguardando uma vaga para hemodiálise. Ainda no ano passado, após diálogo com o Estado, Campos obteve êxito na abertura de 37 novas vagas em Itaperuna para absorver a demanda de pacientes do município.
Atualmente, Campos possui 63 pacientes em fila. Outros 28 pacientes estão realizando hemodiálise em Itaperuna e a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o transporte e duas refeições, sendo uma ainda dentro do município e outra em Itaperuna, com suplementação e orientação de nutricionista, mas entende que a viagem é desgastante para o paciente e, por isso, vem reunindo todos os esforços para a habilitação do novo Centro de Hemodiálise no município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS