Inea libera R$ 6 milhões para limpeza de canais e rios da região
Ícaro Abreu Barbosa 04/02/2022 18:31 - Atualizado em 04/02/2022 19:28
Rio Ururaí
Rio Ururaí / Genilson Pessanha
A pedido do Comitê do Baixo Paraíba do Sul, R$ 6 milhões foram liberados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para a limpeza emergencial de canais e rios na região. O dinheiro já foi liberado no Diário Oficial do Estado e agora a ação se encontra em fase licitatória, em busca de máquinas para realização do serviço.
Os locais que serão contemplados com a limpeza serão os canais Durinho da Valeta, responsável por transpor a água da Lagoa Feia para o Canal das Flechas, e o Macacoá, além da saída dos rios Ururaí e Prata. Segundo Tito Inojosa, presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), essas limpezas podem significar uma redução nas enchentes, que este ano deixaram um rastro de destruição em Campos.
Segundo João Siqueira, presidente do Comitê do Baixo Paraíba, a situação se alastra e preocupa desde outubro, quando a Lagoa Feia atingiu sua cota máxima. Ações para diminuir o nível da Lagoa foram tomadas e as comportas que a ligam ao Canal das Flechas foram abertas: sem que houvesse êxito, por conta vegetação que impediu a passagem da água excedente. “Por isso nós solicitamos medidas emergências, incluindo a limpeza e a desobstrução destes pontos”, explicou.
- Nós do Comitê (do Baixo Paraíba) elaboramos uma carta, que foi apoiada pelo Sindicato Rural e pela Asflucan, e levamos ao Inea. A carta estava endereçada ao governador e foi entregue ao secretário de Estado, Rodrigo Bacellar, no início de dezembro do ano passado - complementou João Siqueira. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS