Nível do rio Paraíba cai para 10,68m em Campos e tendência é de continuar diminuindo
13/01/2022 20:10 - Atualizado em 13/01/2022 20:10
Rio Paraíba do Sul
Rio Paraíba do Sul / Foto: Subcom
O rio Paraíba do Sul continua baixando em Campos, mas a Defesa Civil permanece em alerta, já que o nível ainda está acima da cota de transbordo, que é de 10,40 metros. Na medição realizada às 18h desta quinta-feira (13), a régua marcava 10,68m. Na quarta (12), o Paraíba transbordou e chegou a atingir a cota dos 10,97m. A expectativa é de que o cenário esteja siga melhorando nesta sexta-feira (14), já que não há previsão de chuva na região da cabeceira do rio.
— Mas a atenção continua, porque estamos ainda 28 centímetros acima da cota de transbordo e existem pontos críticos, que são as áreas mais baixas, onde ainda temos registro de alagamentos. Todos as medidas foram tomadas para conter as águas, mas a Prefeitura mantém o cuidado redobrado com a população afetada pelas cheias, com cobertura também na parte social e de saúde — disse o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.
Três Vendas – Na localidade de Três Vendas, junto à BR 356 (Campos-Itaperuna), a situação também estava normalizada nesta quinta-feira. Por lá, foram implantadas medidas emergenciais na quarta-feira (12), depois que duas manilhas que passam sob a rodovia romperam. A Prefeitura também destaca trabalho preventivo realizado no final de 2021.
— Ontem, Defesa Civil, Coagro e as secretarias de Serviços Públicos e de Obras agiram em conjunto, rapidamente, e conseguimos fazer o tamponamento da galeria celular em tempo recorde. Com isso, a água não atingiu nem uma casa da localidade. No entanto, uma ação preventiva, que realizamos em dezembro, foi fundamental para que a comunidade não fosse atingida. Na ocasião, abrimos uma galeria celular à margem de BR 356 para escoar a água das chuvas, acumulada no lado direito da pista. A água foi drenada, e isso foi muito positivo, porque a bacia de acumulação voltou ao nível normal e, ontem, quando as águas do Muriaé romperam as manilhas e vazaram sob a rodovia, a água ficou nessa bacia e não chegou às casas” — afirmou Pascoutto.
Sem famílias isoladas - Na Região do Imbé, a situação também foi normalizada, conforme a Defesa Civil. Famílias que ficaram isoladas em Mocotó, localidade do distrito de Morangaba, já podem utilizar a estrada, que foi alagada com o transbordamento do Rio do Imbé.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS