Wladimir admite possibilidade da volta dos terminais de integração em Campos
24/01/2022 18:44 - Atualizado em 25/01/2022 19:57
O prefeito Wladimir Garotinho (PSD) admitiu em suas redes a possibilidade do retorno do modelo de transporte implementado na gestão Rafael Diniz (Cidadania), com os terminais de integração. O posicionamento do atual prefeito acontece em um dia marcado pelo protesto dos motoristas de vans contra a decisão judicial que proibiu a circulação em linhas exclusivas do Consórcio Planície e da empresa Rogil. Na tarde desta segunda-feira (24), eles realizaram um protesto na avenida José Alves de Azevedo, no Centro, onde impediram o tráfego de ônibus e tumultuaram o trânsito em geral na área. Os manifestantes colocaram fogo em galhos e pedaços de madeira na pista em um dos sentidos da via e se aglomeram na pista contrária, liberando aos poucos a passagem de veículos, com exceção dos ônibus.
Segundo o prefeito, a medida tem aval de representantes das vans e dos ônibus, mas existe divergência enquanto ao local. “Sempre afirmei que o transporte público de Campos era o maior desafio, devido à extensão territorial da nossa cidade. Busquei ainda antes de tomar posse um acordo entre as partes envolvidas, o que está se mostrando impossível e a população não pode continuar pagando o pato. Tenho em mãos documentos assinados por representantes das vans e dos ônibus onde todos pedem a volta da integração, desde que com estações decentes e dignas para atender a população. A divergência entre eles é quanto ao local”, escreveu Wladimir em parte da publicação.
Ele ainda falou sobre decisões judiciais no setor do transporte, criticou a gestão passada e disse que as manifestações como as que ocorreram nesta segunda só piora a situação dos motoristas de vans. “Se a decisão é de voltar o modelo de integração terão que assinar um acordo na justiça, pois uma decisão judicial proibiu as vans de circularem nos locais onde os ônibus têm contrato de concessão das linhas. Esse acordo nunca foi assinado e por isso chegamos onde chegamos. Diferente da gestão que passou, mantenho o diálogo aberto com as partes e por isso informei que as manifestações de hoje não mudam em nada o que a justiça determinou, só vai piorar a situação da categoria. Uma decisão judicial se cumpre até que se consiga (ou não) mudá-la”, informou o prefeito.
Na semana passada, vans foram obrigadas, por decisão judicial, a deixar de circular nas linhas exclusivas do Consórcio Planície e da empresa Rogil, mas a determinação do juiz da 4ª Vara Cível de Campos, Eron Simas dos Santos, não vinha sendo cumprida. Durante toda a semana, os veículos foram flagrados fazendo transporte de passageiros nesses itinerários, nos setores C, D, E e F.
A decisão é do dia 15 de dezembro de 2021, mas em 23 de dezembro, a desembargadora Marianna Fux, do plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), havia estendido o prazo em 30 dias corridos para o cumprimento da decisão, após pedido da Prefeitura de Campos. A determinação para que os permissionários deixem de rodar nas linhas especificadas está descrita em portaria publicada no Diário Oficial do Município do dia 17 de janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]