Prefeita de SJB repercute negativamente na mídia nacional após desaconselhar vacina
20/01/2022 13:03 - Atualizado em 20/01/2022 20:30
  A live na qual a prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), desaconselhou a vacinação de crianças contra a Covid e ainda disse que o município prepara um remédio, fitoterápico, para aumentar a imunidade das crianças ganhou a mídia nacional nesta quinta-feira (20). Maiores jornais em circulação no país, O Globo e a Folha de São Paulo repercutiram e criticaram a posição da prefeita sanjoanense, que também não se vacinou contra Covid.
Assunto foi parar no jornal O Globo
Assunto foi parar no jornal O Globo / Reprodução
Na coluna de Ancelmo Gois, no Globo, Carla foi chamada de negacionista. “Como se sabe, a vacina para crianças é segura segundo aval dado pela Anvisa após estudos apresentados pela Pfizer. Não há qualquer indicação de efeito colateral. Ontem (o dia da live, quarta-feira, 19) , aliás, a Agência Europeia de Medicamentos informou que vacinas de RNA mensageiro, citada pela prefeita, não trazem risco a grávidas e bebês”, escreveu na coluna o repórter Nelson Lima Neto.
Folha de São Paulo também tem matéria
Folha de São Paulo também tem matéria / Reprodução
Na Folha de São Paulo, Catia Seabra destacou que Carla lançou dúvidas sobre a eficácia da vacina e “contrariando evidências científicas e recomendação de entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre outras”. A repórter ainda observou que, além de desencorajar a vacinação das crianças, a Carla aproveitou para “dar sua receita de saúde, que inclui água morna, própolis, meditação e 20 minutos de sol pela manhã, a prefeita disse ainda que, ‘tomando ou não tomando a vacina, a gente continua a transmitir e continua se contagiar’ com o coronavírus”. A matéria teve chamada na capa, junto com a manchete que fala sobre a recomendação da Anvisa para Coronavac para faixa etária de 6 a 17 anos.
O site Diário do Centro do Mundo também repercutiu, desde a quarta (19). Na matéria de Naian Lopes Carla é comparada com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Vale lembrar que em 2018 a prefeita sanjoanense foi a única da região a fazer campanha para o então candidato petista Fernando Haddad, inclusive com carreata no segundo turno, a despeita da expressiva votação de Bolsonaro no município já no primeiro turno. Ao decretar várias medidas restritivas durante a pandemia, foi muito criticada pelos eleitores bolsonaristas, sendo considerada “inimiga” do presidente.
Diário do Centro do Mundo comparou Carla com Bolsonaro
Diário do Centro do Mundo comparou Carla com Bolsonaro / Reprodução
Nas redes sociais, em SJB, Carla dividiu opiniões. Conseguiu, inclusive, mudar a opinião de algumas pessoas que sempre defenderam a eficácia da vacinação, mas abriram mão do seu conceito por ligações com o poder público. Já nas redes dos veículos de comunicação nacional, foi amplamente criticada, sendo, inclusive classificada como a “tia do zap”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]