Como treinar em período de base sem perder Potência, velocidade e FTP?
18/12/2021 18:17 - Atualizado em 18/12/2021 18:31
 
É normal realizar uma temporada de treinos e ao término nosso organismo se encontrar esgotado (uns dizem física e mentalmente). O acúmulo de treinos, as cargas da vida, as viagens, o sofrimento das provas que nos desgastam muito (apesar de ser sempre muito bom), e cansam. Para evoluir o organismo precisa passar por momentos de estímulos, mas também precisa descansar, mudar o minset.
Estamos em um momento em que a grande maioria está sem prova na mente, aquela fase em que uma temporada termina e começamos a nos preparar para o próximo ciclo de treinamentos. É o momento de descansar um pouco, rever o que foi feito em busca de erros e acertos. É o chamado Período de Transição por duas ou três semanas.
Por outro lado, manter um nível médio de condicionamento é fundamental para a temporada seguinte. Os limiares conquistados caem de forma muito rápido, usou tem; não usou, perde-se (lei do uso/desuso). O que foi conquistado numa temporada é importante para a temporada seguinte, onde o ideal é não se partir do zero e nem levar tempo para conquistar novamente.
No período de base (período normalmente focado no desenvolvimento da capacidade aeróbia dos atletas para prepará-los para as demandas dos treinos específicos que virão mais para frente) que estamos agora e que dou inicio Período de Transição, sem mudar a modalidade esportiva, tenho incrementado acelerações  para não perder a Potência e a Velocidade, onde a ciência tem me guiado.
Parece que incluir acelerações por 30 segundos uma vez por semana não deixa retornar a estaca zero, comparativamente com quem faz somente rodagem na fase de base, mantendo o FTP (Limiar de Potência Funcional) conquistado.
Para entender melhor deixo o artigo citado aqui, pois é muito importante saber o que se está fazendo (viva a ciência!). Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]