Médicos da UPA de Guarus fazem nova paralisação por atraso nos salários
28/10/2021 08:36 - Atualizado em 28/10/2021 09:50
Médicos fazem nova paralisação
Médicos fazem nova paralisação / Genilson Pessanha
Médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarus, em Campos, fizeram nova paralisação nos atendimentos, nesta quinta-feira (28). A categoria reclama de atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de setembro. Segundo o Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), os profissionais só farão atendimentos dos casos de emergência amarela e vermelha. A restrição dos atendimentos é por tempo indeterminado, até que os salários do mês de setembro sejam pagos. Na UPA, o setor administrativo da unidade informou à equipe da Folha que o pagamento estaria sendo feito nesta quinta-feira e que os médicos iriam retomar o atendimento normal assim que o dinheiro entrar em suas respectivas contas bancárias. No último sábado (23), os médicos da UPA também fizeram um protesto na frente da unidade de Saúde.
Ainda de acordo com o Simec, o Instituto Lagos Rio, organização social que administra a UPA de Guarus, teria marcado uma data de pagamento por três vezes e não teria cumprido. Diante disso, o corpo clínico, formado por 44 médicos, decidiu interromper novamente os atendimentos.
No último sábado, a paralisação durou apenas 24 horas. Na ocasião, os profissionais chegaram a fixar faixas no portão da unidade hospitalar para reivindicar seus direitos. 
No mês passado, o Simec mobilizou a secretarias estaduais de Saúde e de Governo, o Instituto dos Lagos Rio, a seccional do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), dentre outros órgãos, solicitando a imediata regularização dos salários. Após cobrança, os médicos receberam os devidos pagamentos referentes ao mês de agosto.
A equipe de reportagem fez contato com o Instituto dos Lagos Rio e com a secretaria estadual de Saúde, e aguarda posicionamentos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS