Médicos da UPA de Guarus paralisam atendimento por falta de pagamento
23/10/2021 11:49 - Atualizado em 24/10/2021 14:36
Médicos cruzam os braços por falta de pagamento
Médicos cruzam os braços por falta de pagamento / Genilson Pessanha
Os médicos plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarus realizaram a paralisação do atendimento neste sábado (23) e uma manifestação em frente ao local de trabalho, cobrando a regularização dos seus salários. Segundo eles, desde as 7h, apenas atendimentos de urgência são realizados. A previsão é que o ato seja mantido até as 7h deste domingo (24). Já na segunda-feira (25) os médicos preveem uma reunião para definir os próximos passos da manifestação, caso não tenham resposta do Governo do Estado e do Instituto dos Lagos Rio, a Organização Social (OS) que administra a unidade. Os profissionais, com apoio do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), reivindicam a regularização dos salários.
Em nota o Simec explicou que foi comunicado sobre a paralisação deste sábado na última quinta-feira (21). De acordo com o sindicato, o corpo clínico da unidade hospitalar, composto por 44 médicos, reivindica o pagamento dos salários relativos ao mês de setembro que, segundo eles, deveria ter sido compensado até a última quarta-feira (20). A presidente do sindicato, Maria das Graças Rangel, salienta que a pontualidade do cronograma de pagamentos é um direito dos trabalhadores. “O pagamento pontual dos salários aos trabalhadores deve ser mantido rigorosamente por parte dos responsáveis pelos repasses financeiros da UPA. Pois, além de ser um direito, a pontualidade representa respeito e dignidade aos profissionais que, diariamente, se dedicam ao seu exercício laboral e se empenham para prestarem serviços de atenção à saúde de qualidade”, destacou. 
O Simec ainda informa que “acompanha a situação dos profissionais da UPA-Campos (Guarus) que, mais uma vez, reclamam a ausência de pontualidade no pagamento dos seus salários. No último dia 23 de setembro, a entidade foi acionada pelos médicos que atuam na unidade hospitalar, os quais denunciaram atrasos nos salários relativos ao mês de agosto”.
No mês passado, o Sindicato dos Médicos mobilizou a secretarias estaduais de Saúde e de Governo, o Instituto dos Lagos Rio, a Organização Social (OS) que administra, a seccional do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), dentre outros órgãos, solicitando a imediata regularização dos salários. “Após a cobrança efetiva do Simec, na tarde do dia 01 de outubro, os médicos da UPA-Campos receberam os devidos pagamentos referentes ao mês de agosto”, complementa a nota.
A diretoria do sindicato também reiterou “a fundamental importância da manutenção da pontualidade do pagamento dos vencimentos salariais dos trabalhadores e comunica que está adotando as medidas cabíveis para a breve solução do caso, com a finalidade de evitar que a lesão financeira, de origem comum, que atinge aos médicos da UPA-Campos, perdure e que os profissionais permaneçam sob a ausência de previsibilidade do ordenado em aberto”.
A Folha aguarda retorno do Governo do Estado para saber se há previsão de pagamento ou alguma pendência com a OS. A equipe não conseguiu contato como InstitutoRio Lagos.
Atendimento só acontece para urgência e emergência
Atendimento só acontece para urgência e emergência / Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS