Terceira dose da vacina contra a Covid será aplicada a partir de setembro
- Atualizado em 25/08/2021 14:51
Vacinação contra a Covid-19
Vacinação contra a Covid-19 / Divulgação
O Ministério da Saúde informou que iniciará, na segunda quinzena de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a “todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para as pessoas acima de 70 anos vacinados há 6 meses”.
A decisão pela aplicação da terceira dose foi tomada de forma conjunta na noite dessa terça-feira (24), em reunião da pasta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai).
Segundo o Ministério, a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer ou, de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral Janssen ou AstraZeneca.
Também foi decidido, durante a reunião dessa terça, que haverá redução do intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca, de 12 para 8 semanas.
Campos estuda adotar terceira dose para idosos
Em matéria publicada na edição da Folha da Manhã desta quarta (25), a Prefeitura de Campos informou que estuda adotar a terceira dose para idosos, mas aguarda a chegada dos imunizantes em quantidade suficiente para fazer a convocação, “pois entende a importância do reforço, principalmente nesse momento de aumento dos casos da variante Delta no estado e da pressão que têm causado na rede de assistência pública e privada, inclusive com aumento de óbitos de pessoas idosas já imunizadas com duas doses”.
— A terceira dose representa uma “dose desafio”, um estímulo ao sistema imune para levantar o nível de anticorpos neutralizantes a níveis mais altos e protetores frente à variante Delta — afirmou o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury.
Com informações da Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS