Buracos nas ruas seguem dando dor de cabeça em Campos
Ícaro Abreu Barbosa 21/08/2021 07:56 - Atualizado em 21/08/2021 08:03
Quem trafega pelas ruas de Campos acaba topando com eles: os buracos. A solução, ou amenização, deste problema crônico da cidade foi uma das primeiras promessas de campanha e também resultou numa das primeiras negociações do governo Wladimir Garotinho (PSD), que ainda estava se preparando para assumir quando conseguiu, junto ao senador Carlos Portinho (PSD-RJ), recurso de R$ 5 milhões para realizar, de acordo com o prefeito, “uma grande operação tapa buracos na nossa cidade”. No momento, o governo conta 685 buracos tapados, em 23 bairros.
São oito meses de governo e pelas ruas da cidade motoristas e moradores continuam reclamando do problema que a cada dia surge em um lugar. Se chover a situação piora. Na área central, nesta semana, um buraco na Beira-Valão, próximo ao cruzamento da 28 de Março gerou muitas reclamações. O buraco é grande e está sinalizado com quatro cones, mas isso não impede que motoristas possam se distrair e causar acidentes – ainda mais diante da evidência de um dos cones de sinalização arremessados na noite da última quinta-feira (19).
– Isso aqui é um problema grave. Dá pra ver que os motoristas estão vendo a sinalização muito em cima e eu fui um deles. A atenção faz a gente diminuir e esperar para trocar de faixa, mas se vem um distraído um pouco mais rápido acaba quebrando o carro ou causando um acidente – observou Guilherme Maciel, mecânico, de 37 anos, quando foi indagado sobre o obstáculo no semáforo, poucos metros à frente do local do buraco.
Em determinados locais, como a Rua Heitor Silva, no Centro, a via, segundo pedestres, “parece um queijo suíço” e a demanda por reparos é urgente. No entanto, afirmam que já foi pior.
O governo também recebe crédito quanto às ações nas avenidas principais da cidade, onde existiam inúmeros buracos, como na XV de Novembro, 28 de Março na região da Pelinca, o que sanou “dores de cabeça” dos motoristas, com operação tapa buraco realizada nos últimos 15 dias.
Contudo, em uma hora de ronda pela cidade é possível constatar a incidência dos indesejáveis buracos, abrindo brechas para acidentes nas áreas centrais e periféricas. Quando se afasta da área central da cidade o volume de buracos continua grande. Em Guarus, no cruzamento da Rua Hipólito Sardinha, que dá acesso à BR 101, são seis consecutivos: além disso, vários outros são encontrados na Rua Souza Mota, no Parque Vera Cruz, ao lado do IFF Guarus e na Rua Tenente Antônio Joaquim, no Fundão.
 
 
– Precisamos de uma solução para isso aqui na área de Guarus, isso já acabou com dois carros aqui na rua (Souza Mota) e ninguém devolve o dinheiro para o povo. Mas na hora de cobrar os impostos e aumentar a cobrança de quem trabalha, o pessoal não pensa duas vezes – comentou Vera Lúcia Silveira, de 57 anos, que trabalha em uma lanchonete na Souza Mota.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura informa que todas as ruas listadas estão no plano de atendimento da Operação Tapa Buracos. “Devido ao estado crítico das vias em todos os bairros e distritos a Prefeitura ampliou os serviços de recuperação com camada asfáltica. A Operação Tapa Buracos agora com cinco equipes está realizando mutirões de asfaltamento em mais de um bairro simultaneamente”, informou em nota.
A pasta acrescenta que foram executados serviços em 23 bairros e mais de 39 ruas, aproveitando mais de 155 toneladas de material da Usina de Asfalto. Ao todo foram tapados 685 buracos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS