SJB celebra Semana do Folclore com programação virtual de sexta a segunda-feira
- Atualizado em 17/08/2021 20:18
Banner de divulgação do evento
Banner de divulgação do evento / Foto: Reprodução/PMSJB
De sexta-feira (20) até a próxima segunda (23), a secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra promoverá uma agenda de eventos on-line para comemorar a Semana do Folclore e da Cultura Popular, todos com transmissão na página da Prefeitura no Facebook. A programação conta com bate-papos, oficinas e contação de histórias que vão abordar as tradições folclóricas e culturais do município.
Incluída no calendário turístico e cultural sanjoanense desde 2019, a Semana do Folclore e da Cultura Popular tem como objetivo perpetuar as características folcloristas do município para as futuras gerações, incluindo lendas, mana-chica, capoeira e jongo, além do samba, das marchinhas, do reisado das pastorinhas, do Carnaval e de festas religiosas. Para este ano, foram previstas atrações on-line em razão da pandemia da Covid-19, que inviabilizou a realização do evento em 2020.
Na sexta-feira, às 10h, haverá um bate-papo cultural com os mestres Bruno Costa e Jhonatan Martins, tendo como tema “Das Marchinhas ao Samba”. Já às 19h, será a vez do desfile Beleza Negra 2021, comandado por André Souza.
No sábado (21), o bate-papo das 10h terá como participantes os artistas Ana Pavão e Silvano Motta, dialogando sobre “O reisado das pastorinhas de São João da Barra: a teatralização da cultura popular”. A partir das 16h, a artesã Lecy Pontes, da Casa do Artesão Alcimar Simões Chagas, comandará uma oficina sobre o pau de chuva, instrumento folclórico de origem indiana.
A Mana-Chica do Caboio será o tema central do bate-papo de domingo (22), Às 10h, entre Priscilla Gonçalves e Jhonatan Martins, abordando a dança como linguagem corporal e musical e a sua interface com o folclore do Norte Fluminense. Mais tarde, às 16h, a escritora Izabel Gregório vai contar história sobre a lenda “Fei das moedas de ouro”.
Fechando a programação cultural, na segunda-feira, o professor Arthur Lima comandará oficina de dança afro, a partir das 10h, enquanto a escritora Izabel Gregório contará nova história às 16h, desta vez sobre a lenda “A moça bonita do mangue”.
Fonte: Prefeitura de São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS