Acic comemora 130 anos e luta atual é contra aumento de tributo
Dora Paula Paes - Atualizado em 09/08/2021 21:23
A Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) comemorou 130 anos de histórias na noite desta segunda-feira (9). As lutas pelo desenvolvimento econômico do município, segundo o presidente da entidade, Leonardo de Castro, foram muitas e continuam. No momento, junto com a co-irmã a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o embate da entidade, que atravessou no tempo a pandemia da Gripe Espanhola (1918), hoje é para evitar aumento de tributo municipal em meio à pandemia da Covid-19.
O evento teve a presença de representantes do setores comercial e industrial; do secretário de Desenvolvimento Econômico e representante do governo municipal, Marcelo Mérida, e de vereadores da Câmara Municipal. A bênção foi proferida pelo bispo Dom Fernando Rifan.
De acordo com o presidente da Associação, mesmo num período tão desafiador, se faz fundamental enaltecer a defesa histórica do crescimento e desenvolvimento econômico do município. “A Acic, ao longo de sua história, empenhou relevantes práticas em benefício dos setores do comércio e da indústria, em Campos, sempre prezando pela sustentabilidade das ações de defesa e promoção dos segmentos, em prol do desenvolvimento do município”, afirmou.
Mesmo em período festivo, a Acic não esquece do seu papel fundamental, que é o de defender os interesses dos empresários do município e buscar melhorias constantes para os setores produtivos. Por esse motivo, o fomento do turismo municipal e o veto à alteração do Código Tributário Municipal são algumas das propostas da entidade.
Castro não quis politizar o evento. Mas afirma: "A luta é visando o coletivo, sem viés político-partidário. Na reunião na CDL, nesta segunda (9), reforçamos nosso repúdio ao aumento de tributos. Não podemos aceitar, estamos passando por essa pandemia e nesse momento a gente não aceita esse aumento".
Indagado sobre a possibilidade do projeto ir ao plenário da Câmara, ainda nesta semana, o presidente da Acic foi taxativo. "Em princípio, esperamos que os vereadores usem do bom senso. Tomem consciência de que não são vereadores de comunidades, são do município e da população. Mas se passar esse projeto como um todo, a gente vai analisar que medidas podemos tomar juridicamente", disse Leonardo de Castro.
O secretário Marcelo Mérida, que levou os cumprimentos do prefeito Wladimir Garotinho, destacou a representatividade da Acic. "O setor produtivo só vai bem, se a cidade vai bem. Falo como representante do setor público e do quanto é importante a interação e abertura ao diálogo", ressaltou.
Foto: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS