Aboipic busca apoio ao Carnaval de Campos com o deputado Áureo Ribeiro
Matheus Berriel - Atualizado em 03/08/2021 15:26
Reunião na Câmara aconteceu na última sexta
Reunião na Câmara aconteceu na última sexta / Divulgação
Embora ainda não haja definição oficial quanto às datas para 2022 e até sobre a entidade realizadora, o Carnaval de Campos tem recebido apoio na busca por novos recursos. Um dos novos possíveis incentivadores é o deputado federal Áureo Ribeiro (SD), que na última sexta-feira (30) esteve reunido na Câmara Municipal com representantes da Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic) e doMovimento Gente que Faz Cultura, além da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, e de vereadores membros da Comissão de Educação e Cultura.
Atualmente, a Aboipic é a entidade credenciada a realizar oficialmente os desfiles de escolas de samba, blocos e bois pintadinhos, como aconteceu nos últimos anos. Recentemente, a associação teve aprovado pelo Governo do Estado um projeto para captação de até R$ 1,5 milhão junto a empresas por meio da política de renúncia fiscal. Segundo o presidente da Aboipic, Marciano da Hora, este foi um dos temas abordados na reunião de sexta-feira com Áureo Ribeiro.
— Foi uma reunião muito produtiva, em que o deputado fez um balanço das ações no mandato dele voltadas para a cultura e colocou o seu mandato à disposição do Carnaval da cidade de Campos, se comprometendo a buscar alternativas através do nosso projeto de renúncia fiscal incentivado pela secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa — disse Marciano da Hora. — É necessário haver uma força-tarefa envolvendo a secretaria estadual, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o prefeito Wladimir Garotinho (PSD), o governador Cláudio Castro (PL), o secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacellar (SD), e agora o deputado federal Áureo Ribeiro, que disse que vai se empenhar para, junto à associação que coordena o Carnaval de Campos, que é a Aboipic, realizar o melhor Carnaval da história do município — pontuou.
Em junho, Marciano da Hora já havia participado de reunião com a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. Além da Aboipic, que esteve à frente dos últimos Carnavais fora de época de Campos e reúne o maior número de agremiações, foi criada neste ano a Liga das Escolas de Samba e Entidades de Carnaval de Campos dos Goytacazes (Liesecam),com objetivo de realizar o desfile de escolas e blocos. Tanto a Aboipic quanto a Liesecam planejam que o próximo evento aconteça uma semana após o desfile das campeãs do Grupo Especial do Rio. Em 2022, o feriado de Carnaval cairá no dia 1º de março.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS