Trianon completa 23 anos com lives e homenagem a Dom Américo
26/07/2021 18:50 - Atualizado em 27/07/2021 16:31
Novo Trianon foi fundado em 1998
Novo Trianon foi fundado em 1998 / Antônio Filho
I naugurado em 31 de julho de 1998, o Teatro Municipal Trianon completará 23 anos de existência no próximo sábado, e uma programação híbrida foi montada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) para comemorar a data durante a semana. Começou nessa terça-feira (27) uma agenda de lives temáticas no canal de YouTube da entidade, com bate-papos diários que vão até sexta (30), sempre às 19h. No dia do aniversário do maior teatro de Campos, o ponto alto se dará em uma cerimônia para convidados no próprio Trianon, pela manhã, marcando o batismo da plateia do espaço como Dom Américo, em homenagem ao cantor e compositor Osvaldo Américo Ribeiro de Freitas, que morreu em maio de ano passado aos 69 anos.
— Belo cartão postal de Campos, nosso Trianon é, também, um dos maiores teatros do país. Em 23 anos, recebeu os maiores nomes do teatro, da dança e da música, nos âmbitos nacional e local — disse a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas: — Neste momento de pandemia, estamos trabalhando para a recuperação da sua estrutura, visando devolvê-lo à comunidade, com total conforto, assim que as autoridades de saúde liberarem o uso seguro de seu espaço. E neste sábado viveremos a emoção de homenagear, merecidamente, o grande Dom Américo, eternizado com seu nome batizando a plateia da casa na qual ele tanto brilhou.
A homenagem a Dom Américo foi aprovada em 2020 pelo Conselho Municipal de Cultura (Comcultura) de Campos, atualmente também presidido por Auxiliadora Freitas, mas que à época tinha como presidente o professor e pesquisador Marcelo Sampaio.
— Ao decidir homenagear Dom Américo com o nome da plateia do Teatro Municipal Trianon, o Comcultura quis fazer uma homenagem que pegasse, o que certamente não aconteceria caso ele batizasse um espaço que já tivesse outro nome — disse Marcelo, que será um dos participantes da live desta quarta-feira (28), sobre a inauguração e a magia do Trianon, mas por sido um dos integrantes da primeira atração local apresentada no teatro: — Uma das minhas melhores recordações teatrais é a de ter integrado o elenco do espetáculo “A magia do Trianon”, aliás, a única produção campista que fez parte da semana de inauguração do Teatro Municipal Trianon em 1998 — pontuou o ex-presidente do Comcultura.
Marcelo Sampaio estará na segunda parte da live desta quarta, junto ao músico Dalton Freire e ao jornalista, professor e diretor teatral Orávio de Campos Soares, com mediação de Auxiliadora Freitas. Antes, a partir das 19h, a diretora executiva de Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu, conversará com a atriz e produtora cultural Lucia Talabi sobre a pré-inauguração do teatro.
— Pensamos em encontros que nos ajudarão a entender um pouco da bela história do novo Trianon, fruto do sonho de uma geração de artistas. Cada convidado nos contará um pouco da história do seu envolvimento com o Trianon, nos emocionando — comentou Kátia Macabu.
A live de quinta-feira (29), mediada pelo jornalista Antônio Filho, terá como convidados o gerente técnico e operacional do Trianon, Elias Gonzaga; o arquiteto e secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação de Campos, Willian Cabral; e o engenheiro civil Arivaldo Freitas, falando sobre as partes técnicas do teatro. Já na sexta-feira (30), novamente com mediação de Antônio Filho, a atriz Tânia Pessanha, a cantora Alba Valéria, o artista plástico e ilustrador Paulo Jorge Cabral de Melo, o cantor José Assad e o coreógrafo e dançarino Ronaldo Vasconcelos vão citar espetáculos marcantes realizados no Trianon.
Nessa terça, a programação foi aberta com a live “O sonho, a luta e a construção”, que teve participações do engenheiro Roosevelt de Oliveira Batista, do engenheiro José Luís Maciel Puglia e do ex-prefeito Anthony Garotinho, responsável pela construção do novo Trianon (como ficou conhecido o teatro devido à existência anterior do cine teatro homônimo, demolido em 1975). A mediação da live foi de Auxiliadora Freitas.
Atividade interna — Na sexta-feira, acontecerá no Trianon a “Vacinação Poética”, idealizada como um momento de poesia e música para colaboradores da FCJOL. Segundo a Prefeitura, no encontro serão respeitados todos os protocolos de prevenção ao contágio da Covid-19.
Livros — Se ainda existisse, o antigo Cine Teatro Trianon teria completado 100 anos em 2021 em 25 de maio. O centenário de fundação motivou a publicação do livro “Nos tempos do Trianon: Campos se diverte”, lançado em março pelos historiadores Juliana Carneiro e Victor Andrade de Melo, que nele contaram detalhes do espaço artístico-cultural fundado pelo empresário Francisco de Paula Carneiro.
Sobre o novo Trianon, foi publicado em maio “O ó do borogodó — Teatro Trianon em cenas obscenas, suas misérias, suas glórias”, livro em que o professor escritor João Vicente de Alvarenga relata episódios dos bastidores da inauguração do prédio e da sua festa de 15 anos. (A.N.) (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS