Prefeitura cria comissão para estudar realização de eventos no verão
- Atualizado em 17/08/2021 22:04
Visando o cumprimento das medidas de prevenção e proteção contra a Covid-19 durante as festas de final de ano e na temporada de maior movimento nos balneários do município, a prefeitura de Campos criou a Comissão Especial para Elaboração de Estudos para o Verão 2022. A comissão foi instituída por meio da portaria nº 1875/21, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (16), e vai interagir com as secretarias municipais para, considerando o quadro epidemiológico da pandemia e os protocolos do programa Regras da Vida, averiguar a viabilidade de uma programação que atenda à população e também a veranistas e turistas de outros cidades e estados que buscam o município na estação.
A Comissão está constituída por representantes do Gabinete do Prefeito; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Subsecretária de Turismo; Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde e Diretoria de Vigilância Sanitária; e da Câmara Municipal. A primeira reunião da Comissão aconteceu nesta terça (17).
- Essa foi uma reunião para ouvir, principalmente, o posicionamento da Saúde quanto a possíveis ações para o verão, pois sabemos que nossa população aumenta muito na temporada. Mas é um estudo que estamos iniciando e toda proposta de ação, todo projeto, seja da cultura, educação, esporte ou de qualquer outra área, por determinação do prefeito Wladimir Garotinho passará, necessariamente, pelo crivo da Saúde. A ideia, inclusive, é fazer do verão uma temporada de conscientização sobre os riscos da Covid, a importância da vacinação e dos hábitos de higienização, como uso de máscara e de álcool 70% – explicou o Assessor do Gabinete do Prefeito, Eduardo Azevedo.
Representante da Secretária de Saúde, o subsecretário de Atenção Básica, Charbell Kury, participou da reunião. Ele apontou a importância de o poder público municipal definir uma programação para o verão. "Todos os jovens estarão vacinados e, pelo que observamos, a tendência é que eles não vão querer ficar em casa em pleno verão. Então, o município está certo ao se adiantar e fazer um planejamento responsável, preocupado com a questão da pandemia. Pelo que tudo indica, estaremos na fase verde, com mais de 70% da população imunizada com as duas doses (imunização de rebanho) e um cenário mundial, nacional e estadual positivo em relação à Covid-19. Mas a Prefeitura entende que é preciso muito planejamento; pois, em se tratando do novo coronavírus, não podemos descartar a possibilidade de uma nova variante e, daí, a importância dessa comissão”, declarou Charbell.
Membros da Comissão, a subsecretária de Turismo, Cláudia Anomal; o vereador Diego Dias e a superintendente da Escola de Gestão do Legislativo (Emugle) da Câmara Municipal, Patrícia Cordeiro, participaram da reunião. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, e a diretora de Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo, não puderam comparecer e foram representados, respectivamente, por Cláudia e Charbell. As ideias apresentadas, que incluem uma grande campanha sobre a Covid-19 e cobrança, em qualquer evento e estabelecimento comercial, do comprovante de vacinação, serão discutidas na próxima semana, com outras secretarias. Mas o subsecretário de Atenção Básica já adianta: “Se quiser participar do verão em Farol, não deixe de tomar a vacina”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS