Concreto no Calçadão é alvo de reclamações
Mário Sérgio Junior 18/08/2021 09:14 - Atualizado em 18/08/2021 09:18
Canaletas no Calçadão
Canaletas no Calçadão / Rodrigo Silveira
Uma intervenção paliativa feita pela Prefeitura de Campos para tentar solucionar o problema das canaletas no Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), que há anos oferece riscos para as pessoas que transitam pelo Centro de Campos, gerou críticas da população, sobretudo nas redes sociais. Tanto profissionais da área de urbanismo quanto pedestres e comerciantes da área central concordaram que a iniciativa de passar concreto para tapar os buracos deixados pela falta de grades nas canaletas, com um cano embaixo para escoar a água, não foi a solução ideal para melhorar o que tem sido uma armadilha para muitas pessoas. Segundo a Prefeitura, a ação emergencial será substituída assim que o projeto definitivo estiver aprovado e licitado. A retomada das obras deve acontecer em três meses.
Para o arquiteto e urbanista Renato Siqueira, a intervenção feita, além de ser um improviso, é inédita enquanto solução técnica, e, pode piorar a situação, na medida em que diminui a área de escoamento pluvial. “Me chamou bastante atenção essa intervenção feita no Calçadão de Campos, principalmente por ser incomum esse tipo de solução que é enterrar uma tubulação na canaleta de concreto existente. Eu não sei se isso vai ser uma coisa provisória ou uma coisa permanente, o fato é que continua com problema, sobretudo de segurança para a circulação de pedestres, por conta já das grades que têm vários casos de desprendimento, inclusive com registros de acidentes”, disse.
Ele defende a retirada do cano instalado de forma improvisada o mais rápido possível e sugere a colocação de grades de concreto pré-moldado. “Uma solução que é adotada em algumas cidades do Brasil, e até do mundo. Existem grelhas pré-moldadas de concreto que poderiam ser adaptadas, substituindo as atuais grelhas metálicas que se soltam com frequência e tem um suposto registro de furto. Então, essa seria uma solução segura e que possibilitaria também uma melhor drenagem urbana”, acrescentou.
E quem convive mais de perto com o problema das canaletas também reclamou da forma como tentaram contornar a situação. É o caso do comerciante Pedro Luiz Ramos. “A situação das canaletas foi feita de forma totalmente equivocada. Primeiro porque colocaram um cano que não é compatível com a vazão de água e isso, consequentemente, pode até ocorrer a inundação de algumas lojas. O correto é voltar ao procedimento anterior das canaletas de forma adequada e coerente. As peças foram roubadas porque não tem manutenção nenhuma durante esse período todo que estamos vivendo e convivendo com esse tipo de problema. A gente aguarda que a Prefeitura tenha bom-senso para fazer a coisa direito”, disse.
Em nota, a secretaria de Obras e Infraestrutura informou que técnicos da pasta estão avaliando e estudando as opções para atender à necessidade de escoamento das águas pluviais do centro histórico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS