Em SJB, Castro promete ponte, obra da entrada da cidade e RJ 244
07/08/2021 18:08 - Atualizado em 07/08/2021 19:09
Em agenda no Norte Fluminense, o governador Cláudio Castro (PL) esteve neste sábado (07) no distrito de Barcelos, em São João da Barra, onde foi inaugurada uma quadra de futebol society. O que todo mundo esperava, no entanto, eram os anúncios de investimentos que o município receberá, sobretudo com aporte superior a R$ 14 bilhões do leilão da Cedae. Como já havia antecipado nessa sexta (06), em Campos, Castro prometeu a conclusão da obra da ponte da Integração, informando, inclusive, que o dinheiro já está separado e ficará em caixa o tempo que for necessário para liberação da construção, que tem um entrave no Tribunal de Contas do Estado (TCE), por suspeita de superfaturamento. O governador ainda falou que vai liberar a obra da entrada da sede do município, que se arrasta desde 2014, e que o será o Estado, não mais a iniciativa privada, como previsto anteriormente, que vai fazer a RJ 244, ligando o Porto do Açu à BR 101, além de um escritório da Codin.
Discurso de Cláudio Castro em Barcelos
Discurso de Cláudio Castro em Barcelos / Paulo Pinheiro
— Eu autorizei hoje toda a obra do Bairro de Fátima, que é a entrada da cidade. Abre na segunda-feira, aqui em São João da Barra, um escritório da Codin, que vai facilitar as empresas que queiram se instalar no município. Já reservei para terminar, não só a ponte, mas para fazer os acessos. Nesta semana o secretário (de Governo) Rodrigo Bacellar foi ao Tribunal de Contas, eu fui junto, e nós ouvimos do presidente do Tribunal de Contas que há uma intenção de liberar a obra. Estamos na torcida e na oração. Se o Tribunal de Contas liberar... Se não, a hora que liberar, em menos de 30 dias essa obra já voltou e será terminada o mais breve possível. E eu faço um compromisso com São João da Barra, que ainda que esse dinheiro fique em caixa, eu vou proibir que se gaste esse dinheiro pra qualquer outra coisa, que não seja a ponte da Integração — afirmou Castro.
O governador destacou SJB como uma cidade de grande potencial econômico, devido ao Porto do Açu. Questionado sobre a RJ 244, que vai ligar o terminal portuário à BR 101, e que estava prevista na gestão Witzel dentro do plano de concessões do Estado, Castro afirmou que vai assumir a obra: “É prioridade nossa. Nós vamos fazer a RJ, que liga na BR. Estamos conversando com o pessoal do Porto, para ver no que eles podem ajudar. Mas essa RJ será feita pelo governo e continua na prioridade”.
Com cerca de três horas de atraso, Castro chegou a SJB e foi recebido pela prefeita Carla Machado (PP) e os nove vereadores da cidade. A comitiva — composta também pelo secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacellar, o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), e os deputados federais Altineu Cortes (PL) e Áureo (SD), além do deputado federal Felício Laterça (PSL), que chegou depois, de carro, e explicou ao governador como a ponte encurtaria o caminho, já que eles estavam juntos em São Francisco de Itabapoana.
Governador
Governador "inaugura" campo society, mas perdeu o pênalti / Paulo Pinheiro
Agenda em Barcelos — No 6º distrito de SJB, Cláudio Castro participou da inauguração de uma quadra de futebol society. A articulação de recursos para a construção envolveu o presidente da Câmara de SJB, Elísio Rodrigues (PL), e o deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD), atual secretário de Governo.
Inauguração oficial da quadra
Inauguração oficial da quadra / Paulo Pinheiro
Título de Cidadania — Elísio aproveitou a agenda para entregar a Castro a placa com o título de Cidadania Sanjoanense, que foi aprovado por unanimidade na Câmara.
Pacificação — Como fez em Campos, Cláudio Castro voltou a pregar a pacificação na política, cobrando “menos briga e mais trabalho”. Antes do discurso de Castro, Bacellar convidou Bruno para estar ao seu lado, afirmando que as divergências políticas devem ocorrer, o que é da democracia, mas que é importante a união de todos pela região.
Reunião no Rio — Apesar de apresentar algumas demandas ao governador, a prefeita Carla Machado solicitou uma agenda com Castro, no Rio, para que ela e os vereadores possam apresentar minuciosamente as principais demandas da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]