Vigilância Sanitária apreende 270kg de produtos impróprios para consumo
22/04/2021 19:39 - Atualizado em 22/04/2021 19:42
Fiscais da Vigilância Sanitária (VISA) participaram nesta quinta-feira (22) da Operação Boi Garantido e, junto com os agentes da Defesa Agropecuária, Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, apreenderam cerca de 270kg de alimentos impróprios ao consumo humano. A ação teve como objetivo averiguar denúncias quanto ao comércio de carne oriunda de abate clandestino na Baixada Campista e na praia do Farol de São Thomé. Foram fiscalizados três estabelecimentos, sendo dois açougues em Baixa Grande e um minimercado no Farol.
Nos dois açougues foi confirmado o comércio de carne bovina sem origem sanitária, onde os animais eram abatidos na zona rural, transportados em uma carretinha diretamente num fundo de madeira e cobertos com lona plástica comum, e depois eram expostos para consumo. Em ambos os casos os infratores assumiram a prática do abate clandestino. Em um dos açougues foi constatada também a fabricação clandestina de linguiça e carne seca.
Já no minimercado localizado no Farol, a desorganização e falta de higiene chamaram a atenção, sendo também encontrado queijo e mel de origem clandestina, alimentos com prazo de validade vencido e produtos de limpeza sem registro.
O material apreendido foi descartado no aterro sanitário, localizado em Conselheiro Josino. Os fiscais alertam ao consumidor que somente adquira e consuma produtos de origem animal que tenha registro no serviço oficial de inspeção sanitária, seja S.I.M., S.I.E., S.I.F. ou S.I.S.B.I. Denúncias à Vigilância Sanitária podem ser feitas pelo telefone: 99868-0244. O anonimato é garantido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS