Pesquisa do Instituto Paraná: Caio consegue virada incrível e lidera, em empate técnico com Wladimir na margem de erro
- Atualizado em 20/11/2020 13:34
Uma pesquisa do Instituto Paraná, divulgada hoje em primeira mão aqui no excelente blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, mostrou uma virada incrível, em apenas 4 dias após o primeiro turno, com Caio Vianna (PDT) ultrapassando Wladimir Garotinho (PSD).
Nas urnas, há 5 dias, Wladimir venceu por 42,9% dos votos válidos, contra 27,7% de Caio. Na pesquisa do Paraná, a vantagem de 15,2 pontos de Wladimir foi pulverizada em poucos dias, com Caio aparecendo à frente com 52,6% dos votos válidos, contra 47,4% do seu rival.
Como a margem de erro é de 3,5%, há empate técnico entre os candidatos, apesar da vantagem de 5,2 pontos de Caio Vianna. Pela pesquisa do Paraná, o pedetista quase dobrou a sua votação em votos válidos em relação ao primeiro turno, conseguindo incríveis 24,9 pontos, contra apenas 4,5 de Wladimir.
Partindo de um hipotético pressuposto que abstenções, nulos e brancos permaneceriam iguais nos dois turnos, o que se sabe não ser verdade, é como se dos 27,71% dos válidos dados aos outros candidatos no 1º turno, Caio tivesse conseguido 85% deles e Wladimir apenas 15%, uma proporção maior do que 5 para 1.
Na postagem que fiz aqui no início da semana, opinando, que, pela matemática, Wladimir estaria com um pé no Cesec, argumentei que Caio precisaria de uma proporção pouco maior do que 3 para 1 nos votos dados aos demais candidatos. Uma missão bem difícil, mas não impossível. Pelo Paraná, a meta, aparentemente, foi superada com louvor, até o momento.
Na pesquisa do Paraná do primeiro turno, a única de um instituto grande e a única que acertou as posições dos candidatos e a relativa folga que Caio tinha sobre Bruno Calil, já se apontava o segundo turno entre Wladimir e Caio e o quanto ele seria duro. Esta pesquisa foi divulgada aqui no blog, em primeira mão.
Os novos números do Paraná corroboram a tese de alguns analistas políticos e de aliados de Caio, de que Wladimir repetiria candidaturas anteriores dos Garotinhos, chegando próximo ao teto já no primeiro turno, fato ocorrido duas vezes com Pudim. Porém, isto não ocorreu com Rosinha, parte pela bem sucedida estratégia de não mostrar Garotinho na campanha, tática repetida agora.
Também não era o que indicavam os números de rejeição de Wladimir e Caio nas pesquisas, mesmo os do próprio Paraná. Wladimir sempre teve uma rejeição maior que Caio nas pesquisas, mas jamais na proporção de 5 para 1. 
Como os jornalistas Arnaldo Neto e Aluysio Abreu anteciparam, a próxima pesquisa relevante a ser realizada será o do Ibope, com divulgação prevista para o dia 25 de novembro, próxima quarta-feira.
Ao contrário do que se imaginava após as urnas e a grande diferença imposta por Wladimir, a eleição segue em aberto e disputada, a 9 dias da decisão. A conferir os próximos números.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]