Novas regras para Dia de Finados
Paula Vigneron - Atualizado em 30/10/2020 16:29
Campo da Paz
Campo da Paz / Rodrigo Silveira
Marcado pela grande movimentação em ruas e cemitérios, o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, terá reformulações devido à pandemia de Covid-19. A Companhia de Desenvolvimento de Município de Campos (Codemca) e o Gabinete de Crise de Enfrentamento ao Coronavírus, junto à Superintendência em Postura e Vigilância em Saúde, desenvolveram um protocolo com novas regras para garantir a segurança dos campistas durante o feriado. A entrada nos cemitérios públicos será controlada, e as visitas e homenagens começam neste sábado (31).
Segundo o diretor operacional da Codemca, Jorgiele de Oliveira, este ano, devido à pandemia, as visitações foram reajustadas.
— Para que não ocorram aglomerações nos cemitérios, a visitação, ao invés de acontecer apenas em um dia, será realizada no sábado (31), no domingo (1) e na segunda (2), das 8h às 17h, e a entrada estará reduzida a 50%. Outra medida que tomamos foi a proibição de ambulantes dentro do cemitério do Caju. Além disso, as barracas localizadas ao lado de fora do cemitério serão demarcadas pela Postura, com afastamento de dois metros cada uma — comentou.
Para proporcionar segurança à população, a Codemca adotou novas medidas. No cemitério do Caju, haverá barreira sanitária, com aferição de temperatura e distribuição de álcool em gel. O mesmo procedimento será realizado nos outros 23 cemitérios administrados pelo órgão e localizados na área rural. Durante a semana passada, equipes da secretaria municipal de Limpeza Pública reforçaram a manutenção nos 24 locais.
Entre as novas regras para este feriado, também está uma mudança relacionada aos floristas ambulantes. Devido à pandemia, apenas os vendedores cadastrados em 2019 poderão comercializar flores nas proximidades dos cemitérios de Campos, em pontos específicos, para evitar aglomerações e otimizar os espaços. Em nota, a Prefeitura explicou que “a medida visa, principalmente, a preservação da Saúde coletiva”.
Das 43,6 mil sepulturas existentes no município, 35 mil estão no Caju, distribuídas em 115 mil metros quadrados. Localizado no bairro homônimo, o cemitério é o local que mais recebe visitantes no Dia de Finados. Considerado um museu a céu aberto pelas obras de arte e esculturas que fazem parte das sepulturas, o espaço também abriga o Cemitério Israelita de Campos e é o maior do interior do Estado do Rio de Janeiro.
Já no Campo da Paz, os visitantes também devem ficar atento às medidas protetivas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A administração do cemitério orienta que os campistas estejam preparados com máscara, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Uma barreira sanitária será instalada no Campo da Paz. No local, haverá aferição de temperatura e distribuição de álcool em gel. O espaço estará todo demarcado para garantir o distanciamento de 1,5 m entre os visitantes. Para entrar na área da administração, serão permitidos apenas grupos de quatro pessoas por vez. Uma equipe se dedicará a orientar as pessoas, que também terão acesso a cartazes informativos em todo o cemitério.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS