Memórias de um Administrador Parte IX
03/09/2020 09:37 - Atualizado em 03/09/2020 09:38
BNB COLUNA EMPRESARIAL
 Por Leandro Bazeth Levone
 Como mencionei na última crônica aqui no BNB, realizei uma série de treinamentos sobre o funcionamento da mente humana, como Coaching e PNL.
 Você pode estar se perguntando:"o que é PNL e o que ela pode fazer por mim?"
 A PNL é procurada por muitos executivos, administradores e consultores para desenvolver o poder da influência, mas esta ferramenta tem muito mais a oferecer.
 
 
A PNL é uma ferramenta extremamente poderosa usada para melhorar o autodesenvolvimento, transformação pessoal e profissional. PNL significa Programação Neurolinguística.
 
 
A mente inconsciente é uma parte poderosa de todos nós. É onde são gerados os pensamentos, comportamentos, memórias e hábitos ... todo o seu modelo de mundo vive a partir deste lugar mágico!
 
 
O Inconsciente contém cada detalhe de tudo que você já viu, fez, ouviu, sentiu, provou. Não é incrível? Tudo gravado, mesmo que você não se recorde exatamente.
 
 
A PNL é extremamente eficaz, porque ao invés de apenas usar habilidades de questionamento para que você consiga identificar ou clarificar algo, outras técnicas podem ser usadas para ajudar a mudar o comportamento, seus pensamentos e suas emoções. Isto permite-lhe ser libertado das memórias negativas, pensamentos ou sentimentos que estão puxando-lhe para trás e impedindo o  progresso em determinado contexto.
 
 
E o que é Coaching ? É um processo que utiliza ferramentas e metodologias, validadas cientificamente e testadas ao longo do tempo por profissionais reconhecidamente de sucesso na área.
 
 
O criador desse processo foi o americano Timothy Gallwey, um treinador de tenistas nos anos 70, e a partir dele vieram muitos outros – e, com eles, o aperfeiçoamento das ferramentas utilizadas e do processo em si para chegar ao patamar em que se está hoje, com ampliação para pessoas e empresas de todas as áreas.
 
 
Como toda transformação e aperfeiçoamento começa de dentro para fora, o coaching é um processo de autoconhecimento; porém, não trabalha o passado.
O foco é o futuro: começando pela reorganização ou mesmo especificação de objetivos, criação de metas, missões, gestão do tempo, quebra de crenças, revisão de valores, reconhecimento de forças/ fraquezas e visão de oportunidades.
 
 
Quando fiz minha primeira formação em Coaching, poucos conheciam o termo e a função, quase ninguém sabia o que era no Brasil.
 
 
Fui um dos pioneiros no Estado do Rio, me formando pela Sociedade Brasileira de Coaching e infelizmente, por estar ocupando cargo público na época em Natividade, pessoas sem qualquer conhecimento, tentaram me diminuir de todas as formas com mentiras.
 
 
Uma das minhas formações em Coaching, me deu a oportunidade de ter uma certificação pela Universidade de Harvard nos EUA, por ter sido escolhido como o melhor da turma em que obtive a Titulação.
 
 
Me lembro quando foi registrado em primeira mão pelo Blog Nino Bellieny, no final de 2016, depois de quase 2 anos em que estive fora de Natividade, que eu seria Secretário Municipal de Itaperuna, e algumas pessoas de caráter duvidoso, postaram nos comentários do blog, coisas do tipo: como pode um Coach de araque ser Secretário em Itaperuna? E outras coisas do tipo.
 
 
Não faziam e não fazem ideia do quanto estudei e ainda estudo. E o pior, hoje me procuram, pedindo ajuda, pedindo emprego, achando que tive amnésia e esqueci de tudo, que me esqueci  desses comentários maliciosos, responsáveis por uma grave depressão, palavras e atitudes que muito magoaram à minha família e aos verdadeiros amigos.
 
 
Mesmo assim ajudo na medida do possível, porque ajudar quem nós gostamos, quem só nos fez bem é muito fácil, ajudar no geral é mais desafiador, então, se posso, não escolho, faço.
 
 
Nosso grande desafio é ajudar quem nos feriu, quem nos fez mal de alguma forma. Então, faço um esforço gigantesco para agir deixando esses males para trás, e ajudo.
E com a Graça de Deus, porque sem ele não conseguimos nada, tenho podido ajudar muitos que no passado me jogaram pedras.
 
 
Esses treinamentos, em PNL e Conching impactaram positivamente a minha vida e de muitas outras pessoas.
 
 
Como também já citei nos episódios anteriores aqui no BNB, sempre digo que Deus usa anjos como pessoas para nos ajudar. Dessa vez foi o pastor da minha igreja.
 
 
Ainda passando por uma gravíssima crise financeira, o pastor Anderson Clayton, da Quarta Igreja Batista de Itaperuna, da qual sou membro, me convidou naquele período triste, para participar de um Projeto Social, atendendo como voluntário membros e conhecidos da comunidade itaperunense.
 
 
Todas as sextas-feiras das 8 às 22 horas eu atendia, colocando em prática tudo o que aprendi nos treinamentos e ajudei à muitas pessoas a tirarem seus projetos do papel, a vencerem temores que os impediam de darem um próximo passo em direção aos sonhos.
 
 
Não existe nada melhor do que ajudar o nosso próximo. Foi muito bom. Ajudei muito e até hoje recebo mensagens de agradecimento daqueles que foram atendidas por mim na igreja.
 
 
E eis aqui uma das mensagens que recebi:
 
 
"Conheci o coach Leandro Levone em 2016 em um Projeto da Quarta Igreja Batista em Itaperuna.
Meu Deus, me lembro como se fosse hoje, o frio na barriga que eu estava, pois só o conhecia de ouvir falar e eu pensava, meu Deus como me comportar diante de uma pessoa como ele.
Mas tal foi a minha surpresa, quando a porta da sala abriu-se pela primeira vez e ele, o coach veio me receber sorrindo, me cumprimentou com um aperto de mão, eu me senti muito honrada, pois consegui ver desde aquela primeira sessão das muitas que vieram que, ele com toda sua inteligência, com um currículo excelente e toda a sua capacidade conseguia fazer com que pessoas como eu, descobrissem que também eram capazes de sonhar e realizar grandes projetos.
Ter feito as sessões de coaching com ele, foi um divisor de águas na minha vida e também na minha profissão.
Hoje estou em fase de conclusão da pós graduação em Psicopedagogia Clínica Institucional e Educação Especial e me sinto preparada para trabalhar e contribuir de forma significativa na vida de outras pessoas de acordo com o que o aprendi e vou levar para a vida as minhas sessões com o coach e agora grande amigo, Leandro Levone.
Sua eterna coachee,
Hellem Madeira de Oliveira Ferreira".
 
 
Ler um testemunho como este da Hellem, não tem preço.
 
 
Ter podido conhecer pessoas excepcionais, de coração gigante como ela também não tem preço.
 
 
Todas as vezes que leio o que ela escreveu, me emociono.
 
 
Ajudar aos outros não é apenas bom para eles, mas também nos ajuda a ser mais felizes. O ato de contribuir também nos conecta aos outros. E não é só com dinheiro – podemos ajudar com nosso tempo, ideias e energia. Então, se você quer se sentir bem, faça o bem!
 
 
Doar não é dar dinheiro, então você não precisa ser rico. Doar aos outros pode ser algo tão simples como uma palavra, sorriso ou gesto gentil. Podem ser doados tempo, cuidado, habilidade, preocupação e atenção. Às vezes isto é tão importante quanto — ou talvez mais do que — presentes materiais.
 
 
Como podem perceber, a Educação está sempre presente em minha vida. E sempre me ajudando a vencer os meus maiores desafios.
 
 
Para poder chegar ao ponto de ser professor universitário, coach e palestrante, você que, tem acompanhado essa série de crônicas, já possui uma ideia do que passei, mas ainda não sabe totalmente sobre um dos grandes desafios enfrentados e vencidos por mim: a depressão.
 
 
Eu era extremamente tímido, brinco que sofria de timidez paralisante. E é verdade. Falar em público me gerava pânico. Mas vai ficar para o próximo texto aqui na Folha da Manhã, na Coluina Empresarial do meu amigo Nino Belieny.
 
 
Deixo como sempre uma reflexão para vocês:
 
 
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".
 
 
 
 
Leandro B. Levone (*)
 
 
PROFESSOR Leandro Bazeth Levone é Administrador, Diretor na Universidade Estácio, Coach de Carreiras, membro da Sociedade Brasileira de coaching com especialização certificada pela Universidade de Harvard nos EUA, Coordenador de MBA em Gestão Pública, Palestrante, Consultor de Negócios e Consultor Governamental, com Mestrado em Economia Empresarial pela UCAM, e Mestrado em Gestão Regional e Planejamento de Cidades pela UCAM, Mestrando em Negócios Internacionais pela Universidade do Estado da Flórida, sendo aprovado em primeiro lugar em todo o Brasil para cursar este programa de Mestrado, Pós-graduado em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ, especialista – pós-graduado em Direito Público pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado - MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Teologia Internacional.
Foi Secretário Municipal de Administração do Município de Natividade de dezembro de 2005 a julho de 2010, ano em que se tornou Secretário Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento em Natividade onde permaneceu até maio de 2015, com ampla experiência no desenvolvimento de projetos e soluções públicas e privadas, com carater visionário relacionado ao uso e importância da inovação disruptiva, e é Professor convidado nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu – MBA da FACC-UFRJ (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro), desde 2009.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]