Centro de Controle do Coronavírus recebe mais 15 respiradores pulmonares
Paula Vigneron 21/05/2020 11:40 - Atualizado em 22/05/2020 20:39
Entrega de respiradores pulmonares
Entrega de respiradores pulmonares / Rodrigo Silveira
O Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), mais 15 respiradores pulmonares reparados, entregues pelo Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias do Porto do Açu, composto pelas empresas Porto do Açu Operações, Açu Petróleo, Ferroport e GNA. A secretaria municipal de Saúde já havia recebido quatro aparelhos restabelecidos, somando 19 respiradores recuperados pelo Comitê. Os equipamentos serão destinados, inicialmente, ao Centro de Controle e Combate, mas, caso haja necessidade em outra unidade, haverá redistribuição. 
— Todo mundo sabe a dificuldade que há hoje, uma dificuldade mundial, na aquisição de equipamentos, e, numa parceria do poder público com a iniciativa privada, a gente recebe 15 respiradores, que, de imediato, serão colocados à disposição da nossa população para tratarmos dos pacientes da Covid-19. São respiradores do poder público, que estavam parados e, desde o início desta pandemia, a gente vem buscando parcerias para colocá-los para serem recuperados, e o Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu se colocou à disposição para custear essa recuperação. Ao todo, foram 19 respiradores do município que foram recuperados pela iniciativa privada. Os outros quatro já estão trabalhando e atendendo à nossa população. Ou seja, custo zero para o município. Desde já, quero agradecer ao Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu por essa iniciativa — ressaltou o prefeito de Campos, Rafael Diniz.
Entrega de respiradores pulmonares
Entrega de respiradores pulmonares / Rodrigo Silveira
O prefeito falou também sobre o adiamento da entrega do Hospital de Campanha. “Hoje, coincidentemente, a gente recebe a notícia de que o Hospital de Campanha do Estado não será entregue mais no próximo dia 25, será entregue apenas no dia 12 de junho. Ainda assim, nenhum paciente de Campos ficou desassistido, seja por falta de leito clínico, por falta de respirador ou por falta de leito de UTI, mas nossa ocupação hoje, dos 19 leitos de UTI, está em 15 leitos. Daí a importância da chegada desses respiradores. Isso vai permitir que a gente feche o planejamento, para, esta semana ainda, anunciar mais leitos de UTI e leitos clínicos, atendendo melhor ainda nossa população”, afirmou.
A secretária de Saúde, Cíntia Ferrini, disse que há perspectiva de aumento de casos nos próximos dias e que a chegada dos respiradores representa um reforço nas estruturas de atendimento aos pacientes mais graves. “O município não sobreviveria se não fossem as parcerias, diante do momento financeiro difícil que a gente vive. Até o momento, a gente não teve nenhum doente grave desassistido. Todos foram assistidos, mas, no momento em que esse número aumentar, a gente tem o reforço de equipamentos, que vai trazer mais qualidade para o atendimento”, declarou.
Os ventiladores são essenciais para o tratamento de casos graves da Covid-19 que apresentam insuficiência respiratória e, por isso, foi realizada uma força-tarefa para identificação e reparo de equipamentos fora de operação por problemas técnicos. O levantamento de aparelhos foi feito pela Firjan/Senai, junto à Fundação Municipal de Saúde.
— Reconhecemos que nosso papel vai além dos limites portuários e estamos dando outra importante contribuição no enfrentamento da pandemia com mais essa ação humanitária. A gente agradece a parceria e o diálogo franco da Prefeitura conosco, porque isso nos orientou a ter ações que fossem efetivas para a necessidade da comunidade, que é a nossa grande preocupação. Acho que é um ato que representa uma história muito maior de relacionamento, de parceria, e que a gente quer que cresça cada vez mais — explicou Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações.
— Estamos atravessando um período em que a união entre empresas, poder público e instituições de saúde é absolutamente fundamental, e a GNA, reconhecendo seu papel social na região, está fortemente comprometida em apoiar o combate ao novo coronavírus — afirmou Julio Marcante, diretor adjunto de Operações da GNA.
Gerente geral de Tecnologia e Inovação da Firjan, Maurício Ogawa disse que a federação ajudou na integração entre os hospitais, as empresas reparadoras de equipamentos e as grandes empresas, doadoras dos recursos necessários para financiar os consertos dos equipamentos. “Diante da pandemia e da necessidade urgente de equipamentos, a Firjan está apoiando as unidades hospitalares em todo o estado e as indústrias que querem colaborar no combate ao novo coronavírus. Esses equipamentos são essenciais para atender os pacientes com a Covid-19 nas UTIs”, destaca Ogawa.
Outras iniciativas do Grupo Prumo para mitigar a pandemia
Além da recuperação de ventiladores pulmonares, as empresas que integram o Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias do Porto do Açu doaram mais de 90 mil equipamentos de proteção individual destinados aos profissionais de saúde, cerca de duas toneladas de verduras e legumes comprados de produtores locais e entregues para instituições de caridade e estão subsidiando a produção de 9 mil máscaras de tecido produzidas em confecções locais, que serão doadas hoje à população do Norte Fluminense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS