Campos confirma mais uma morte e soma 333 casos de coronavírus
17/05/2020 18:54 - Atualizado em 22/05/2020 20:28
A Prefeitura de Campos divulgou o mais recente boletim do novo coronavírus neste domingo (17). O relatório traz mais um óbito em decorrência da Covid-19 confirmado, elevando o número para 18, além de oito casos em investigação. O número de casos já confirmados subiu para 333, enquanto 723 são considerados suspeitos e 55 foram descartados. Com a ocupação máxima de leitos de UTI no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus alcançada na última sexta-feira (15), o prefeito Rafael Diniz (Cidadania) anunciou o decreto de lockdown. A medida extrema de isolamento social começa a valer nesta segunda-feira (18) e tem validade, inicialmente, até o domingo (24).
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde de Campos, o óbito é de uma senhora de 83 anos, com comorbidade, que estava internada em hospital particular. Como a Folha 1 noticiou mais cedo, a mais recente vítima da Covid-19 no município é a cabeleireira e maquiadora Therezinha Barreto. Agora, sobe para 333 o número de casos confirmados em Campos, com pacientes com idades de um mês a 91 anos. Ao todo, 111 pacientes sã considerados recuperados.
Dos 15 novos casos confirmados, estão sete mulheres (de 32 a 78 anos), das quais duas sem comorbidades, e oito homens (de 37 a 62 anos), sendo quatro sem comorbidades.
Investigados — Estão sob investigação oito óbitos, 122 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 601 de síndrome gripal (SG). Até o momento, 55 casos foram descartados e 111 pacientes recuperados.
Mortes — A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
O segundo óbito registrado pelo município ocorreu no dia 19 de abril. Uma idosa de 79 anos fazia tratamento no Instituto Nacional de Câncer (Inca), na capital, e já contava com problemas hematológicos. Ela era natural de Campos e estava no Rio desde agosto de 2019. Veio a Campos somente no Carnaval e retornou para o Rio sem possibilidades de retorno devido ao quadro clínico. Ela foi internada por sintomas respiratórios.
O terceiro óbito foi confirmado no dia 25 de abril. O município não deu mais detalhes sobre o caso, confirmou apenas que era uma idosa de 90 anos residente no município que estava em tratamento em hospital da rede particular.
Já no dia 30, a confirmação foi sobre a morte de uma mulher de 58 anos, que estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de uma unidade da rede particular. De acordo com a Prefeitura, ela era diabética, tinha doença cardiovascular e havia testado positivo há alguns dias, já estando entre os casos confirmados do Departamento da Vigilância em Saúde.
O quinto óbito em decorrência da Covid-19 foi confirmado pelo município no dia 4 de maio. Trata-se de um idoso campista de 75 anos, com diabetes. Ele estava internado no Rio de Janeiro.
No dia 6, a Prefeitura de Campos confirmou mais duas mortes por coronavírus: duas mulheres, de 81 e 91 anos, com comorbidades, sendo uma portadora de doença cardiovascular e a outra pneumopatia e neuropatia
A oitava morte pela doença foi registrada no dia 8 de maio. Trata-se de um idoso de 85 anos, com obesidade e doença renal crônica, que estava internado na UTI de um hospital particular do município.
O advogado Fábio Lontra Costa, de 73 anos, morreu no dia 9 de maio no Hospital Doutor Beda. Fábio foi a 9ª vítima da Covid-19 no município. Sem velório, por conta da pandemia, seu corpo foi sepultado no Cemitério do Caju. Foi a primeira morte em decorrência da doença registrada no Beda. Ele deixou os filhos Arthur, Fernanda, Mariana e Laura. E os netos Maria Eduarda, Arthur, Augusto e Pedro Otávio.
A décima morte por coronavírus foi confirmada pela Prefeitura de Campos no dia 11 de maio. De acordo com o governo municipal, trata-se de um idoso de 78 anos, que tinha diabetes, hipertensão arterial e insuficiência renal crônica.
No dia 13, o município confirmou o 11º óbito. Sem mais detalhes, informou apenas ser uma mulher, em uma unidade particular do município.
Na quinta-feira (14), a Prefeitura confirmou a morte de um idoso de 74 anos, que estava internado no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. Esse foi 12º óbito em decorrência da Covid-19 na cidade.
Na última sexta-feira (15), Campos contabilizou quatro mortes por coronavírus. De acordo com a Vigilância e Saúde, foram três idosos, de 68,73, e 76 anos, e uma mulher de 37, e todos apresentavam comorbidades. A Prefeitura informou, ainda, que a morte confirmada neste sábado é de um homem de 64 anos.
Tratamento — A Prefeitura de Campos implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus para atendimento a pacientes com a doença. Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus — tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) — devem buscar orientações com a Central de Informações da Covid, através do 192.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS