Campos decreta lockdown nesta segunda-feira
15/05/2020 18:22 - Atualizado em 15/05/2020 23:05
Movimentação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)
Movimentação no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)
A Prefeitura de Campos vai decretar lockdown na próxima segunda-feira (18). Corroboraram para decisão o baixo índice de adesão aos decretos que determinavam normas de isolamento social (em torno de 40%), o registro de quatro óbitos entre a quinta-feira (14) e sexta-feira (15), além da ocupação de 100% dos leitos de UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, que também está com 86% dos leitos clínicos sendo utilizados.
De acordo com a Prefeitura, estarão funcionando apenas serviços médicos de emergência, alimentação, farmácia, veterinário e telecomunicações. A recomendação das autoridades é que o deslocamento ocorra somente em caso de extrema necessidade. A partir das 22h, só será permitida circulação nas ruas de profissionais da saúde, assistência social e segurança em trabalho ou dos demais cidadãos em caso de emergência em saúde.
— Estivemos reunidos hoje (sexta) com representantes das forças de segurança para alinhar as ações que vão garantir o cumprimento dessas medidas. Essa é uma das últimas medidas a serem adotadas, não há outra alternativa. Pessoas estão sendo infectadas, o vírus circula em áreas mais distantes do centro urbano. Nesta semana o número de casos teve um aumento considerável, perdemos vidas e os leitos da rede públicas já estão ocupados em quase sua capacidade máxima. É preciso que todos entendam e colaborem neste momento. Quem puder, fique em casa — destacou o prefeito Rafael Diniz.
Desde o último dia 28 de abril, Campos conta com a plataforma digital “Fique bem, fique em casa” que auxilia no monitoramento do isolamento social da população. O município tem um dos piores índices de isolamento social no interior do estado: de 40% a 45%. O maior índice foi de 50% registrado no dia 3 de maio.
— O ideal é que atingíssemos 70% de isolamento social, com circulação apenas de trabalhadores de serviços essenciais. Com o lockdown, o objetivo é 80%. Essa medida é inevitável do ponto de vista técnico. O quadro que vem se desenhando e, principalmente, nesta semana nos leva a essa decisão. Do contrário, caminharemos para o caos — frisou a diretora da Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira.
Para a garantia do lockdown, haverá 20 barreiras em pontos estratégicos do município e ainda bloqueio de cruzamentos de acesso a áreas de grande circulação do município.
Reunião — Todas as medidas foram apresentadas aos órgãos fiscalizadores e de segurança. Participaram da reunião nesta sexta, na sede da Prefeitura, representantes da Polícia Militar, Exército, Guarda Municipal, Polícia Civil, Procon/Campos, Secretaria Municipal de Segurança Pública, IMTT, Postura e, por videoconferência, o Ministério Público Estadual.
Lockdown — Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total. No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo coronavírus, visto que, as medidas de isolamento social e de quarentena não foram suficientes e os casos aumentam diariamente.
A medida consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]