Estado do Rio registra queda de 40% no número de vítimas de acidentes de trânsito durante quarentena
13/05/2020 16:29 - Atualizado em 22/05/2020 20:10
Movimentação no trânsito
Movimentação no trânsito / Divulgação - Governo RJ
O isolamento social está salvando mais vidas do que se imagina. No estado do Rio de Janeiro, no mês de março, já no período da quarentena, houve queda de 40% no número de vítimas de acidentes de trânsito em relação ao mesmo período do ano passado. Em março de 2019, ocorreram 2.317 acidentes com vítimas, passando para 1.379 em março de 2020. No comparativo entre os meses de março e fevereiro deste ano, também houve queda de 33%. Em fevereiro, 2.044 pessoas se acidentaram no trânsito.
— O isolamento social diminui a movimentação nas ruas e é um dos fatores para a redução dos índices de acidentes. Além de centenas de vidas salvas no trânsito, este cenário também contribuiu para desafogar hospitais e leitos de UTI, tão importantes neste momento. Mas é importante lembrar que, mesmo com essa queda, devemos manter os cuidados no trânsito. Vamos levar esse aprendizado de autocuidado e coletividade para além da quarentena — explicou o presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia, recordando o tema da campanha Maio Amarelo deste ano.
Com o slogan “Perceba o risco, proteja a vida!”, a campanha propõe pequenas mudanças de hábitos no dia a dia que podem salvar vidas no trânsito.
— A gente aprendeu que gestos simples como lavar as mãos ou usar álcool em gel e máscaras podem salvar nossas vidas. Queremos que a população perceba que pequenos gestos ao volante ou ao atravessar as ruas também podem diminuir consideravelmente o número de acidentes — disse o presidente do Detran-RJ.
Para o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-RJ, Allan Borges, o uso desmedido dos aparelhos eletrônicos é um dos grandes responsáveis por tantos acidentes.
— Celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito. Motofretistas muitas vezes pilotam com apenas uma das mãos no guidom porque a outra está no celular conferindo o endereço de entrega. Pedestres estão sempre com fones de ouvido ao atravessar e, dispersos, acabam se colocando em risco. Precisamos repensar essas atitudes e criar novos hábitos. Antes de entrar no carro, por exemplo, o motorista pode bloquear as notificações no celular para não cair na tentação de ler as mensagens ao volante. Um motofretista deve sempre encostar a moto em algum ponto seguro para pesquisar algo no aparelho. Pedestres, por favor, ao atravessar tirem os fones de ouvido e nada de andar olhando para a tela do aparelho. Quando a gente está atento, evita o risco e salva a nossa vida e a vida de outras pessoas — reforça Allan.
Movimento Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização da sociedade, com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Este ano, a campanha em maio será exclusivamente digital, já que a Coordenação Nacional do Movimento Maio Amarelo e o Denatran adiaram as ações presenciais para setembro. O adiamento ocorreu para atender as orientações do Ministério da Saúde em razão do avanço do coronavírus.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS